Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vigilância premia as três melhores Equipes de Endemias do Tocantins com troféus e entrega certificados para os melhores laboratoristas

Foto: Ananda Santos

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) concedeu prêmios a três laboratórios Entomoparasitológicos municipais, em reconhecimento às suas notáveis contribuições no desempenho de suas atividades. A cerimônia de premiação ocorreu nesta quinta-feira, 23, durante a VII Reunião Anual da Rede de Laboratórios Entomoparasitológicos no Estado do Tocantins, realizada no auditório do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos – ITPAC, em Palmas.

 

Anualmente, são entregues troféus às três melhores equipes de endemias e certificados de menção honrosa aos melhores laboratoristas. Os laboratórios municipais de entomologia premiados este ano, se referem aos resultados alcançados em 2022, sendo premiados os representantes de Taguatinga, Colinas do Tocantins e Araguaína. Também foram entregues 41 certificados de menção honrosa para laboratoristas de 35 municípios do Tocantins.

 

A Laboratorista Ana Iara Torres Ribeiro, profissional do Laboratório Entomoparasitológico de Taguatinga, recebeu o certificado de menção honrosa e junto com a equipe, o troféu. Ela afirmou “que é um trabalho que a gente faz com amor. É uma prevenção e isso a gente contribui para a comunidade. A nossa população vai correr menos risco de contrair essas doenças que são transmitidas pelos vetores, trabalhamos com muita dedicação. No laboratório, a gente examina 100% das larvas que são capturadas pelos agentes de endemias, também 100% dos triatomíneos. Fazemos o exame parasitológico e também a identificação dos escorpiões, que são animais peçonhentos, a fim de identificar cada espécie que tem dentro da nossa municipalidade. Também vale ressaltar o trabalho dos agentes de endemias, que se não fosse por eles, a gente também não conseguiria esse êxito aqui junto ao Estado”.

 

O Laboratorista Jovenilson Vieira Brito, do Laboratório Municipal de Itaporã, foi o primeiro a receber o certificado de menção honrosa. “É muito gratificante ser premiado pelo trabalho que a gente fez durante o ano, esse reconhecimento nos incentiva a melhorar. Sem a equipe completa nós não iríamos conseguir! No ano que vem estaremos aqui de volta, em busca de outra menção honrosa”.

 

O gerente do Laboratório de Entomologia da SES-TO, Rogério Rios, afirmou que “a Entomologia do Estado é uma rede que contempla os 139 municípios, nós temos hoje no Tocantins, 137 Laboratórios de Endemias funcionando para dar suporte e controlar as doenças vetoriais. Premiar esses laboratoristas e as melhores equipes de endemias dos municípios é uma forma de incentivar a manter as equipes estruturadas. Dar importância para o trabalho, manter o laboratório de endemias em funcionamento e principalmente estimular o trabalho eficaz, eficiente, para que essas doenças transmitidas por vetores não acometam a nossa população, e não a adoeça. Premiar eles no final de cada ano pelo trabalho realizado é uma forma de reconhecer o esforço que cada um tem, dentro do seu território”.

 

Por Ananda Santos

___________________________

Compartilhe

Sobre o autor

Você pode se interessar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *