A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), desempenha uma função crucial na asseguração da qualidade, segurança e confiabilidade dos produtos disponíveis no estado. Sua responsabilidade inclui a regulamentação e fiscalização de diversos setores, com o objetivo de salvaguardar os interesses do consumidor e fomentar um ambiente de negócios justo e seguro.
Nesse sentido, o setor da Qualidade, está sempre em campo, fiscalizando estabelecimentos comerciais atacadistas e varejistas no Tocantins, em especial, no que diz respeito às mercadorias certificadas.
Na última dezena do mês de Novembro, a equipe técnica está rodando a região central do Estado, em ação rotineira, para fiscalização de produtos certificados e mercadorias têxteis.
Como é a fiscalização da área de Qualidade
É uma ação pontual do Plano de Trabalho pactuado entre o Inmetro e a Agência de Metrologia. A certificação é o instrumento de proteção ao consumidor, o qual atesta que o produto cumpre os requisitos das Normas ou Regulamentos Técnicos. A certificação compulsória (obrigatória) é determinada para produtos que coloquem, de alguma forma, a vida ou a saúde do consumidor em risco. Esses produtos são fiscalizados pela Agência de Metrologia no momento da sua comercialização e, por isso, devem conter a marca do Inmetro. Dentre os produtos certificados estão brinquedos, eletrodomésticos, eletroportáteis, dispositivos elétricos, extintores de incêndio, entre outros.
ㅤ
Quais são os benefícios para Empresas e Consumidores
Proteção ao consumidor: Garante que os produtos adquiridos pelos consumidores estejam em conformidade com as normas, reduzindo riscos à saúde e à segurança.
Credibilidade para as empresas: A certificação e conformidade com as normas conferem credibilidade às empresas, fortalecendo sua imagem perante o mercado.
Ambiente de negócios seguro: Contribui para um ambiente de negócios mais seguro e equitativo, promovendo a competitividade e a qualidade dos produtos oferecidos no Estado.
A presidente da Agência de Metrologia, Grazielly Oliveira destaca que “o trabalho da área de qualidade da Agência é de extrema importância haja vista que visa prioritariamente defender o consumidor de riscos desnecessários de acidentes de consumo”, reforça a gestora da pasta.
Por Cejane Borges