Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tocantins se destaca no monitoramento nacional de seca na região norte

Encontro de 10 anos do Monitor de Secas. Foto Divulgação Semarh

Tocantins participa do Encontro de 10 anos do Monitor de Secas, realizado em Fortaleza (CE) nesta quarta-feira, 21, e quinta-feira, 22. O Estado se destacou como pioneiro na região Norte ao integrar o monitoramento nacional em 2020. E é o primeiro a fazer parte desse sistema.

 

Desde sua adesão, o Tocantins tem gerado informações importantes sobre a situação de seca no Estado, publicadas em mapas que indicam a severidade e a duração dos períodos de restrição hídrica. Os mapas fundamentais para o planejamento e a gestão de recursos hídricos resultam do trabalho conjunto da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Defesa Civil, em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

 

O Monitor de Secas, que completou 10 anos em 2024, já produziu 120 mapas mensais, sendo o mais recente referente ao mês de julho. O programa se destaca por fornecer informações em tempo real sobre a situação hídrica em todo o território brasileiro.

 

O encontro contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a diretora-presidente da ANA, Veronica Sánchez da Cruz Rios, e o secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira, além de outros especialistas do setor. Esses debates e trocas de experiências visam aprimorar ainda mais o monitoramento e a gestão das secas no Brasil.

___________________________

Compartilhe

Sobre o autor

Você pode se interessar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *