Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tocantins participa do Encontro nacional dos Bombeiros que foca em respostas rápidas a desastres naturais

Coronel Ornelas (À direita), durante encontro com demais comandantes-gerais dos CBMs, em Garibaldi – RS. Foto: Divulgação

Os desastres naturais que recentemente abalaram o Brasil estão no centro das discussões do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares (LIGABOM). O encontro ocorre nos dias 27 e 28 de agosto, terça e quarta-feira, na cidade de Garibaldi, Rio Grande do Sul. Os comandantes-gerais das corporações estão presentes no evento, com o objetivo de alinhar as melhores e mais rápidas estratégias de resposta às catástrofes, que resultam em prejuízos materiais e, tragicamente, em perdas de vidas humanas.

 

O coronel Peterson Queiroz de Ornelas, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, participa da reunião, atendendo à determinação do governador Wanderlei Barbosa.

 

Nesta manhã, a reunião extraordinária definiu uma extensa agenda, com foco principal no desastre ambiental ocorrido no Rio Grande do Sul e nos incêndios florestais que assolam praticamente todas as regiões do país. Os comandantes-gerais buscam alinhar a mobilização de recursos operacionais e ajuda humanitária nas áreas afetadas.

 

“As questões de prevenção nunca saem do foco das nossas discussões e, principalmente, dos nossos projetos. Essa é a essência da atuação dos Corpos de Bombeiros Militares junto à sociedade. Mas, neste evento, estamos buscando algo a mais. Há situações em que todas as corporações precisam unir forças, homens, equipamentos e estratégias para realizar operações de socorro. Um exemplo foi a grande operação aqui no Rio Grande do Sul. Estamos avaliando tudo e queremos alinhar algumas situações”, destacou o coronel Ornelas.

 

Outro ponto crucial discutido pelos comandantes-gerais são os incêndios florestais, que já mobilizam centenas de bombeiros militares de diversas corporações. Do Tocantins, há equipes atuando no Pantanal e no Amazonas, integradas em forças-tarefas organizadas pela LIGABOM e pelo Governo Federal. Os comandantes buscam novas ideias de enfrentamento, tanto no campo operacional quanto no administrativo, para lidar com esses desafios.

___________________________

Compartilhe

Sobre o autor

Você pode se interessar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *