Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tocantins lidera índice de educação na região norte

Estado é o 1º da Região Norte nos anos finais do Ensino Fundamental e o 2º no Ensino Médio. Foto: Mari Rios

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira, 14, os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023. O Tocantins apresentou avanços significativos nas taxas de aprovação e no desempenho dos estudantes. No contexto da Região Norte, o estado alcançou a primeira colocação entre as redes estaduais, com uma média de 4,9. Na sequência, aparecem Acre e Rondônia com 4,87; Amazonas com 4,77; Pará com 4,63; Roraima com 4,43; e Amapá com 4,37.

 

No tocante ao ranking por etapas de ensino, o Tocantins obteve a primeira posição nos anos finais do Ensino Fundamental. E a terceira nos anos iniciais, e a segunda posição no Ensino Médio.

 

O Ideb combina o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações de Língua Portuguesa e Matemática em um único indicador. Isto servi como uma ferramenta fundamental para monitorar as metas de qualidade na educação básica. Este índice também orienta políticas públicas voltadas para a melhoria da educação.

 

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o Tocantins conquistou a primeira posição na Região Norte, com um Ideb de 6,1. Este resultado representa um crescimento de 11,7% em relação a 2021, fazendo do Tocantins o segundo estado com maior crescimento na região entre 2021 e 2023.

 

Nos anos finais do Ensino Fundamental, o estado superou a meta do MEC de 5,9, alcançando 6,2. Apesar de manter o Ideb de 4,7 registrado em 2021, o Tocantins teve um aumento de 6,8% em comparação com 2019. Embora na Região Norte, o estado ficou na terceira posição, enquanto no ranking nacional, ocupou o 11º lugar, empatado com Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

 

No Ensino Médio, o Tocantins subiu para a segunda posição na Região Norte, com um Ideb de 4,2 em 2023. Reflexo de um crescimento de 5,1% em comparação com 2019. No cenário nacional, o estado está em 10º lugar, empatado com o Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina.

 

Para os próximos anos, o Governo do Tocantins planeja melhorar ainda mais os índices educacionais, com a meta de liderar a Região Norte no Ensino Fundamental e Médio, além de posicionar-se entre os melhores do país.

 

A Seduc observa os resultados de 2023 como avanços em direção às metas estabelecidas pelo Ideb + 2030, com investimentos previstos em infraestrutura, tecnologia, formação e gestão.

___________________________

Compartilhe

Sobre o autor

Você pode se interessar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *