A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou na quinta-feira, 20, a 5ª reunião Ordinária da Comissão Intergestora Bipartite (CIB-TO). O evento ocorreu na Escola de Gestão Fazendária Antônio Propício de Aguiar Franco (EGEFAZ) e contou com a participação de representantes da Pasta, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-TO) e secretários municipais de saúde.
Entre alguns dos destaques nas pautas, esteve à aprovação para a área de abrangência dos Serviços de Verificação de Óbitos (SVO) de Palmas e Araguaína. “O que procuramos aqui hoje foi pactuar para que os óbitos ocorridos na região norte do estado sejam removidos para o SVO de Araguaína, em funcionamento interrupto, 24 horas por dia, 7 dias da semana. E nós temos hoje um fluxo que consegue remover de forma contínua esses óbitos por causa naturais mal definidos, cumprindo as normas sanitárias e de biossegurança, melhorando assim, o fluxo dos serviços de saúde no Tocantins”, disse o Coordenador Técnico do SVO de Palmas, Arthur Alves Borges de Carvalho.
Outro destaque foi a apresentação realizada pela Rede de Cuidados à Pessoa Com Deficiência da Pasta (SRCPCD) que mostrou a alteração dos Fluxos de Reabilitação nas Regiões de Saúde do Estado do Tocantins. “Nessa quinta-feira, a Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência pactuou e aprovou a alteração dos fluxos de reabilitação das regiões de saúde, com habilitação do CER de Colinas do Tocantins em CER4, que agora esse centro de reabilitação passa a ter também as modalidades de reabilitação física e visual. Outra mudança também foi a região de saúde do Cantão que passou a atender a reabilitação auditiva”, disse a Superintendente da SRCPCD, Thaís Farias.
“Também pactuamos e aprovamos os incentivos financeiros do Ministério da Saúde para habilitação de núcleos especializados em crianças que estão no transtorno espectro autista, que já estavam em atendimentos aqui no Tocantins, o SEMAM, e a Clínica Mundial Escola Autista em Araguaína, bem como um acréscimo de 20% do custeio do ser que atende TEA, que entram o CER de Palmas, o CER de Colinas e o CER de Araguaína, para que possam ter um maior atendimento desse transtorno do espectro autista. Foi aprovado também auxílio de transporte sanitário para os centros especializados em reabilitação”, acrescentou a superintendente.
“Quero deixar todos aqui cientes que a nossa Rede de Cuidados à Pessoa Com Deficiência está continuamente buscando modelos e parcerias com as APAES para assim conseguirmos criar uma estrutura que faça o acolhimento necessário a essa comunidade, que receberá o tratamento devido dentro do nosso Estado”, relatou o gestor da SES-TO, Carlos Felinto.
A unidade de AVC Tipo II com 10 Leitos Agudos no Hospital Geral de Palmas (HGP) também foi uma das pautas de interesse da Pasta. “A SES-TO, hoje, por meio da gerência de urgência e emergência, dá um grande passo buscando a habilitação de leitos de unidade AVC Tipo II no Hospital Geral de Palmas, onde com a pactuação e a aprovação que foi consentida, temos a condição de pleitear o incentivo financeiro com o Ministério da Saúde de cerca de R$ 2 milhões de reais anualmente, para custear o atendimento de pacientes que são acometidos pelo AVC”, disse a Gerente de Urgência e Emergência da SES-TO, Kamilla Chaves Moura.
Mudanças na rede de saúde municipal
Os presentes aprovaram a homologação da mudança de finalidade da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, do município de Crixás do Tocantins, para uma Unidade Básica de Saúde 24h, com sala de estabilização, mantendo a condição de atender as urgências da população. “É muito importante para a nossa região essa mudança, porque vamos abranger um fluxo maior que irá ajudar mais a nossa população e também a população vizinha de Aliança e Santa Rita, por exemplo, que agora terá um espaço grande e que abrange para ajudar mais ainda a todos os usuários do Sistema Único de Saúde”, disse a Secretária Municipal de Saúde de Crixás do Tocantins, Luzenira Aires de Santana.
O Protocolo de Desospitalização do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) de Araguaína, também foi aprovado. “A finalidade do programa é fazer a desospitalização da equipe que faz parte da equipe hospitalar, tentando e fazendo a busca ativa desses pacientes que estão aptos para receber a aula hospitalar e que pode dar continuidade no seu tratamento no domicílio. Da mesma forma que a gente faz a busca ativa dentro das unidades hospitalares, a gente também pode fazer essa busca ativa dentro das unidades de pronto-atendimento da UPA, levando para casa para não deixar esse paciente seguir para a internação hospitalar”, comentou a coordenadora do SAD de Araguaína, Kamylla Moraes.
Além destas, a atualização da Tabela de Procedimentos com Complementação da SEMUS de Palmas, referente aos exames de radiografia sem laudo e com laudo e o Projeto de implantação de uma USB do SAMU192 no Distrito de Luzimangues em Porto Nacional também foram pactuadas para a continuidade dos serviços de saúde nas regiões solicitadas. “A gente sabe geograficamente, a dificuldade que é esse atendimento, esse socorro do SAMU de imediato e com essa pactuação teremos mais uma conquista para a população da nossa região”, relatou a Secretária Municipal de Saúde de Porto Nacional, Cristiane Nunes.