A cada 14 de novembro, comemora-se o Dia Mundial do Diabetes, e a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) utiliza a ocasião para fornecer orientações à população sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. Instituída em 1991 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com a Federação Internacional de Diabetes (IDF), a data destaca, neste ano, a campanha com o tema “Acesso aos Cuidados do Diabetes”.
A doença é caracterizada pela baixa produção ou má absorção de insulina, o hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. Pode ser adquirida hereditariamente, por hábitos alimentares não saudáveis ou sedentarismo. É classificada pelo tipo I (quando o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina) e tipo II (quando o organismo não aproveita a insulina de forma correta). A prevenção é possível com alimentação saudável e atividade física regular.
Existem pessoas que estão com açúcar elevado no sangue, mas não o suficiente para ser diagnosticado com diabetes, é preciso ter cuidado para que a doença não evolua. É o caso da assistente administrativa da SES-TO, Polyana Santos Lima, ela afirma que “no início do ano fui diagnosticada com pré-diabetes. Apesar de na minha família ter casos e eu ter risco genético, foi um susto muito grande porque surge o medo. Mudei a minha alimentação e comecei a fazer exercícios físicos, tomo uma medicação duas vezes ao dia, tenho uma vida normal. Hoje está caindo a chance de eu ter a doença, faço acompanhamento na Unidade Básica de Saúde”.
Acesso ao tratamento
O Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense oferece tratamento e acompanhamento integral gratuito para a população que possui a doença e a porta de entrada é a Atenção Básica, nos municípios. “No Tocantins, para ter acesso aos cuidados da diabetes, as pessoas que apresentarem algum sintoma da doença podem procurar a Unidade Básica de Saúde de seu território e agendar uma consulta com o médico ou enfermeiro. Os sintomas são: fadiga, fome, sede e suor excessivos. Pode procurar também o Agente Comunitário de Saúde para receber informações de encaminhamento. Entretanto, o diagnóstico de diabetes é de responsabilidade do médico”, pontuou a responsável pela Área Técnica de Diabetes e Hipertensão da SES-TO, Wanira Brito Soares.
Para contribuir com o controle da diabetes com o uso da insulina, no Tocantins foram distribuídos pela SES-TO, no 1º quadrimestre de 2023, 9.225 frascos de insulina e 78.316 canetas de Insulina NPH e Regular (dados do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica).
Prevenção
Segundo o médico técnico da Diretoria de Atenção Primária da SES-TO, Dr. Diego de Abreu Noleto “em relação à prevenção primária do diabetes tipo II, é importante que nós tenhamos em mente a realização de hábitos de vida saudável com alimentação e exercício físico regular. Sobre a alimentação, nós precisamos ingerir alimentos com baixo índice de glicose que é o açúcar no sangue né evitando o excesso de carboidratos que são: arroz, pães, bolos, pizzas, sanduíches e os industrializados, porque tudo isso se transforma em açúcar no sangue né de modo que o pâncreas ele fica sobrecarregado”.
“Na prevenção primária do diabetes tipo II é necessário que se faça atividade física pelo menos três vezes na semana com uma média de 40 minutos a uma hora. O ideal é mesclar exercícios aeróbicos com musculação, para se criar uma resistência muscular. Além desses cuidados, é importante a cessação do tabagismo e também do alcoolismo, os quais podem acarretar também o desenvolvimento da doença”, pontuou o médico.
Dados
Dados do Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA), da SES-TO, do 1º quadrimestre de 2023, mostram que no Tocantins, mais de 121 mil pessoas convivem com o diabetes no Estado. Segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), no período citado, foram registradas 56 mortes em decorrência da doença.
Por Ananda Santos