Alusiva à 22ª Semana Nacional de Museus, aconteceu nesta terça-feira, 14, o encontro virtual com o tema “Reconexões – Plano Nacional Setorial de Museus”. A ação é promovida pela Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), integra a programação
A reunião contou com a participação de cerca de 50 pessoas, representantes de instituições museológicas e espaços importantes para o setor, localizados em diversas partes do Tocantins.
Abrindo a reunião, a presidenta do Ibram, Fernanda Castro, enfatizou que, através do programa “Reconexões”, o instituto pretende estabelecer a retomada da articulação com os estados, a cena cultural e os museus. “A construção do Plano Nacional Setorial de Museus terá uma etapa estadual no Programa Reconexões e é uma preparação para a realização do Fórum Nacional de Museus, que acontece em Fortaleza (CE) no segundo semestre”, explicou.
Fernanda ainda reforçou a importância do encontro para “discutir possíveis parcerias e a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica, que fará com que o Ibram possa realizar atividades de formação, capacitação, fomento e fiscalização no Estado do Tocantins, e estimular o registro, o cadastro, a criação e a consolidação dos museus no estado”.
Na ocasião, o secretário da Cultura Tião Pinheiro também enfatizou a importância dos Pontos de Memória como espaços para preservação da história, para que esta seja lembrada e repassada para as próximas gerações. O secretário apontou o esforço coletivo da Secult para o futuro dos museus, espaços de educação e pesquisa, que guardam a cultura e a memória de um povo. “O Tocantins é muito rico culturalmente. Acredito que o Ibram vai nos ajudar muito a ampliar e criar uma rede de museus no estado e no Brasil”, disse.
A reunião é um momento histórico para o setor museológico disse a superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, Kátia Maia Flores. “É o começo de um diálogo muito potente a respeito dos museus, então ter essas pessoas reunidas hoje, com tanta vontade de falar, com tanta vontade de ter seus museus conectados, apoiados, isso é um marco histórico”, comentou.
Participando da reunião diretamente da sede da Secult, a coordenadora de Museologia Social e Educação do Ibram, Marielle Costa Gonçalves, reforçou que “foram apresentadas algumas possibilidades de contribuição, seja em encontros presenciais que sintetizem discussões comunitárias, seja em contribuições individuais, que vão acontecer em um fórum disponibilizado no site do Fórum Nacional de Museus, a ser realizado no segundo semestre. A partir das sugestões, as diretrizes vão ser delineadas”, pontuou.
A programação alusiva a à 22ª Semana Nacional de Museus continua nesta quarta-feira, 15, na Casa de Memória de Lajeado, a partir das 19h, com a presença de Marielle Costa Gonçalves. Confira:
Exposição de Artesanato
Associação das Mulheres Artesãs e Empreendedoras de Lajeado
Projeto Cidade Limpa
Palestra
Lugar de Memória e Ação Museológica
Marielle Costa Gonçalves – Coordenadora de Museologia Social e Educação do Instituto Brasileiro de Museus
Roda de Conversa
Museu e Lugares de Memória do Tocantins
Prof. Dra. Kátia Maia Flores – Superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura Marielle Costa Gonçalves – Ibram
Prof. Régis Carvalho – Presidente da Associação Amigos do Museu de Araguaína e Membro do Conselho Consultivo de Patrimônio Museológico
Prof. Dra. Kyldes Batista Vicente – UNITINS
Prof. Dra. Roseane Balsan – UFT