Os técnicos da Agência de Metrologia do Tocantins (AEM), em parceria com o Inmetro, realizaram a Verificação Anual de 55 radares em Palmas, Araguaína e rodovias do Tocantins. A ação ocorreu entre 1º e 26 de agosto de 2024, visando garantir a precisão dos equipamentos.
O presidente da AEM, Jerônimo Júnior, explica que as concessionárias dos equipamentos devem solicitar essa verificação obrigatória. “A ação segue os Regulamentos Técnicos Metrológicos do Inmetro, que exigem a verificação anual dos radares ou sempre que há reparos ou instalação de novos dispositivos”, explica o presidente.
Além de garantir a precisão, a verificação dos radares é fundamental para a segurança no trânsito. Esses dispositivos controlam a velocidade dos veículos, ajudando a prevenir acidentes. Jerônimo destaca que ajustam os radares para as velocidades permitidas, priorizando a segurança de todos no trânsito, desde motoristas até pedestres.
Durante a verificação, um veículo da AEM trafega pela via monitorada, passando pelo radar várias vezes para comparar a velocidade registrada pelo equipamento com a do veículo oficial. Essa comparação determina se o radar está em conformidade. Caso o radar seja reprovado, ele não pode ser utilizado até que as correções necessárias sejam feitas pela empresa responsável.