O projeto “Por Todas as Marias” chegou nesta quarta-feira, 14, ao município de Tocantinópolis, levando conscientização sobre o combate à violência contra a mulher. Idealizado pela primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, o projeto conta com a parceria da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), por meio da Patrulha Maria da Penha, e outros órgãos do Estado.
A ação teve início logo cedo na praça Darcy Marinho, onde equipes realizaram uma blitz educativa. Durante a atividade, as equipes abordaram pedestres, motoristas e comerciantes para fornecer informações sobre como agir em casos de suspeita de violência contra a mulher, seja ela física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial.
A equipe do projeto ainda se dirigiu à Escola Estadual Dom Orione, onde cerca de 300 estudantes do ensino médio participaram de palestra ministrada pela Patrulha Maria da Penha. A diretora da escola, Claudenice Paixão Rocha, enfatizou a relevância de trazer esse tema para o ambiente escolar. Segundo ela, tratar de questões como a violência contra a mulher é essencial para manter os estudantes, especialmente as meninas, informados sobre os sinais de relacionamentos abusivos.
O projeto “Por Todas as Marias” promove conscientização e prevenção por meio da educação. Com isso, ajuda a construir uma sociedade mais justa e menos violenta. Durante o Agosto Lilás, a iniciativa passará por cinco municípios, em atuação coordenada com a Operação Shamar e a programação da Patrulha Maria da Penha. A ação também vai chegar em Arraias, Porto Nacional e Palmas.
A partir de setembro, o projeto será ampliado para todas as regionais de ensino, em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc). Entre os parceiros do projeto estão diversas secretarias estaduais, além da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins.