Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Projeto Foco no Fogo conclui ações com impacto em 68 municípios e 15 mil pessoas

Durante a visita, os moradores recebem um selo que confirma que a equipe do projeto esteve na propriedade. Foto: Whashington Luiz Gov TO

O projeto Foco no Fogo chegou à sua última semana de atividades nesta terça-feira (3), com ações no Assentamento PA Real, em Colinas do Tocantins, no noroeste do estado. A iniciativa, que percorreu 68 municípios entre abril e setembro, impactou diretamente 15 mil pessoas por meio de visitas a 1.500 propriedades rurais e 15 aldeias indígenas. A ação contou com a participação do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis.

 

Durante a ação, o secretário destacou a importância dos resultados alcançados. “Percorrer 68 municípios e impactar diretamente 15 mil pessoas é um feito extraordinário. Esse trabalho só foi possível graças ao esforço conjunto de todos os órgãos envolvidos. Agora, nosso foco será no combate direto ao fogo”, afirmou Lelis.

 

O projeto Foco no Fogo, liderado pelo Governo do Tocantins por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), encerra suas ações após uma extensa campanha de conscientização sobre os riscos das queimadas ilegais. As atividades incluíram carreatas e blitz educativas, além de visitas a propriedades rurais, levando informações para prevenir incêndios e reduzir seus impactos.

 

Segundo a Semarh, as ações do Foco no Fogo geraram grande conscientização entre moradores da zona rural, agropecuaristas e comunidades indígenas.

 

Parceria

Além da Semarh, o projeto contou com a participação de várias instituições, como o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), e o Ministério Público do Tocantins (MPTO), entre outros. O objetivo é buscar novas estratégias para continuar o combate aos incêndios florestais e minimizar os efeitos das mudanças climáticas na região.

 

Foco no fogo

O projeto, iniciado em abril, teve duas fases: sensibilização em escolas e visitas a propriedades rurais. Essa abordagem ampla envolveu 32 instituições, incluindo órgãos estaduais e federais, em uma grande mobilização para prevenir incêndios e proteger o meio ambiente do Tocantins.

___________________________

Compartilhe

Sobre o autor

Você pode se interessar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *