Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Polícia Civil promove reprodução simulada de acidente de trânsito que vitimou idoso na região Sul da capital

A reprodução foi realizada no local do acidente, em um cruzamento entre as quadras T-20 e T-21, no Jardim Taquari Foto Raimundo Gabriel/ GovTO

Com o objetivo de elucidar as circunstâncias de um acidente de trânsito, ocorrido no Jardim Taquari, em abril de 2023, a Polícia Civil realizou na noite desta quarta-feira, 18, uma reprodução simulada dos fatos, a pedido da Defensoria Pública do Estado, que representa os parentes do senhor Antônio José Delgado, de 73 anos, que foi a óbito no referido acidente.

 

Os peritos oficiais do Núcleo Especializado em Crimes de Trânsito, Unidade da Diretoria de Perícia Criminal da Superintendência da Polícia Científica, órgão ligado à Secretaria da Segurança Pública do Tocantins que reproduziram os fatos.

 

A ação, dirigida pelo delegado-chefe da Delegacia de Repressão a Crimes de Trânsito (DRCT – Palmas), Márcio Girotto Vilela, teve início às 19h30. E aconteceu em um cruzamento entre as quadras T-20 e T-21, no Jardim Taquari. Na ocasião, as vias públicas das imediações foram fechadas para o tráfego de veículos, visando preservar a segurança dos policiais e demais agentes no decorrer da ação. O isolamento do local foi realizado por policiais militares do 6º Batalhão da Polícia Militar e agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana de Palmas.

 

Na ocasião, o homem, de iniciais A.S.O., de 21 anos, que conduzia a motocicleta envolvida no acidente, esteve presente, juntamente com seus advogados, e participou da reprodução, demonstrando sua versão para os fatos. Além dele, outras duas testemunhas que presenciaram o acidente também foram requisitadas e participaram da reprodução.

 

Acidente e reprodução

Na noite do acidente, o idoso Antônio José Delgado estava em sua bicicleta, quando no cruzamento das entre a quadra T-20 e T-21, acabou colidindo com a motoneta Honda Biz, que era conduzida por A.S.O. Apesar de socorrido com vida e levado para o Hospital Geral de Palmas (HGP), o idoso acabou falecendo no dia 20 de abril, por insuficiência respiratória.

 

No decorrer dos trabalhos, o perito oficial realizou novas medições e analisou os fatos já investigados com o relato de testemunha e as declarações do condutor envolvido no sinistro.

 

De acordo com o oficial Robson Luis Fernandes, que conduziu a reprodução simulada dos fatos, considera que através dos trabalhos realizados, será possível esclarecer pontos cruciais para que se possa entender a dinâmica dos fatos. “Esta reprodução feita hoje e também as versões tanto do motociclista que se envolveu diretamente nos fatos,  quanto das testemunhas ouvidas, podem auxiliar os trabalhos periciais. E também o inquérito policial a fim de que as circunstâncias desse fato possam ser estabelecidas”.

 

Fernandes explica ainda que  por meio dessa ação foi possível recriar e reproduzir as condições do acidente e, através das versões do principal envolvido e das testemunhas, dirimir algumas dúvidas que ainda restavam sobre a dinâmica de como o acidente aconteceu, o que contribuiu para o total esclarecimento dos fatos”, frisou o perito.

 

“Através da realização da reprodução foi possível esclarecer pontos que ainda eram conflitantes na investigação. Assim, a presença do condutor envolvido diretamente nos fatos e de testemunhas, é de suma importância para que possamos entender a dinâmica do acidente e chegar a razão sobre quem deu causa ao mesmo, pois trata-se de um local ermo com baixa iluminação e, desse modo, a prova pericial é fundamental para a completa elucidação dos fatos”, complementou o delegado Márcio Girotto.

 

Legalidade da reprodução

A reprodução simulada dos fatos, popularmente conhecida como reconstituição do crime, está prevista no Art. 7º do Código de Processo Penal e é muito comum em inquéritos que apuram crimes contra a vida, sejam eles dolosos ou culposos. Presta-se para esclarecer melhor a dinâmica dos acontecimentos, identificando detalhes que, porventura, não foram observados anteriormente, o que é de grande importância para solucionar um crime ou até mesmo para apontar se não houve delito algum.

 

“No caso em apreço, ressalta-se que o rapaz envolvido no fato, prestou socorro imediato ao idoso, permanecendo no local e não colocou nenhum obstáculo quanto a sua participação na reprodução simulada, demonstrando seu desejo de colaborar com as investigações e com a resolução do caso”, ressaltou o delegado.

 

O delegado Márcio Girotto ressaltou ainda que, logo após a finalização do laudo pericial oficial, o documento será anexado ao inquérito policial, servindo com um dos elementos de prova, dentre vários outros, que auxiliarão a Polícia Civil na completa elucidação dos fatos.

___________________________

Compartilhe

Sobre o autor

Você pode se interessar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *