Pedro Afonso, na região central do Tocantins, recebeu a quarta etapa do Projeto Botinho nesta sexta-feira, 26, e sábado, 27. O Governo do Tocantins, através do Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), organizou o evento. Uma equipe do CBMTO passou dois dias realizando atividades para cerca de 50 crianças e seus familiares. As atividades ocorreram na secretaria de Agricultura do município e na Praia do Rio Sono.
O Projeto Botinho oferece lazer, orientações sobre primeiros socorros, segurança em áreas balneares e educação ambiental. Em julho, o projeto realizou quatro etapas e beneficiou mais de 150 crianças em Pedro Afonso, Babaçulândia, Filadélfia e Barra do Ouro, na região norte do estado. O tenente-coronel Sidmarcos Mesquita, comandante do 2º Batalhão de Bombeiros em Araguaína, coordena o projeto.
Bombeiros militares de Colinas e Guaraí apoiaram a execução das instruções, lideradas pelo cabo Eglison Abade. A etapa em Pedro Afonso contou com a presença do coronel Peterson Queiroz de Ornelas, comandante-geral do CBMTO. Ele destacou a importância do Projeto Botinho para o desenvolvimento e segurança das crianças, afirmando que as instruções são valiosas para toda a vida, promovendo civismo, disciplina, primeiros socorros e proteção ambiental.
Iane Miranda Valença, de 12 anos, uma das beneficiadas, elogiou o projeto. “O Projeto Botinho é excelente para a conscientização de todos os participantes, englobando respeito ao meio ambiente, adrenalina, diversão e conhecimento de primeiros socorros.”
Para Iane, o projeto é uma forma criativa e educacional de conscientizar sobre os cuidados com a natureza e a preservação dos rios Tocantins e Sono em Pedro Afonso. Ela agradeceu pelo conhecimento e experiência adquiridos.
Pedro Afonso foi a primeira cidade a receber o Projeto Botinho em 2023. Além disso, com o apoio do Consórcio Estreito Energia (CESTE), mais crianças foram beneficiadas em 2024 e aumentou o número de cidades participantes. Para o próximo ano, mais inovações estão planejadas, visando a ampliação do projeto.