Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Operação Sem Fronteiras prende no Tocantins maior ladrão de caminhonetes do norte do país

Homem já foi preso outras duas vezes pelo furto de outras 16 caminhonetes entre os anos de 2020 e 2022. Foto: Divulgação PCTO

Uma operação conjunta das Polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal do Tocantins e da PRF de Goiás resultou na prisão preventiva de L.J.A.M., 36 anos, conhecido como o “maior ladrão” de caminhonetes Hilux do Norte do Brasil. A Operação Sem Fronteiras, deflagrada no último fim de semana, entre os dias 17 e 18, foi o desfecho de 20 dias de monitoramento de um grupo criminoso. O grupo furtou duas caminhonetes em agosto deste ano e planejava novos furtos, mas os policiais frustraram a ação.

 

Outros dois suspeitos foram detidos, ouvidos e liberados por não estarem em situação de flagrante. Durante a ação, as autoridades apreenderam um veículo Gol, utilizado para dar suporte logístico aos furtos, e um equipamento avaliado em R$ 50 mil, utilizado para desbloquear o sistema de segurança das caminhonetes e gerar uma chave virtual para acionar o veículo.

 

O grupo já havia furtado duas caminhonetes em Palmas, nos dias 3 e 5 deste mês, em locais distintos da cidade. A partir desses furtos, a Delegacia Especializada de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA) iniciou as investigações que culminaram na identificação e prisão dos autores.

 

Segundo o delegado Rossílio Correia, titular da DERFRVA e responsável pela investigação, o “modus operandi” do grupo envolvia o uso do Gol para procurar caminhonetes Hilux nas ruas. O chefe do grupo, após identificar um alvo, destravava a porta da caminhonete e retornava ao carro de apoio para buscar o equipamento necessário para gerar a chave virtual. Todo o processo, desde o destravamento até a partida do veículo, levava pouco mais de um minuto. Em seguida, o grupo levava o veículo para uma chácara na Região Norte de Palmas, onde instalavam novas placas e documentos antes de transportá-lo para fora do Estado.

 

A mesma equipe da DERFRVA já prendeu L.J.A.M. outras duas vezes, acusando-o de furtar 16 caminhonetes entre 2020 e 2022. Durante o interrogatório, ele confessou os furtos ocorridos em agosto. E ainda admitiu que planejava novos crimes durante um show de grande público no fim de semana.

 

Após cumprir o mandado de prisão preventiva, as autoridades encaminharam L.J.A.M. à Unidade Penal de Palmas. A polícia destacou que as operações para combater o furto e roubo de veículos no Estado continuarão, com o objetivo de desarticular quadrilhas e recuperar os bens dos cidadãos.

___________________________

Compartilhe

Sobre o autor

Você pode se interessar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *