Uma operação conjunta das Polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal do Tocantins e da PRF de Goiás resultou na prisão preventiva de L.J.A.M., 36 anos, conhecido como o “maior ladrão” de caminhonetes Hilux do Norte do Brasil. A Operação Sem Fronteiras, deflagrada no último fim de semana, entre os dias 17 e 18, foi o desfecho de 20 dias de monitoramento de um grupo criminoso. O grupo furtou duas caminhonetes em agosto deste ano e planejava novos furtos, mas os policiais frustraram a ação.
Outros dois suspeitos foram detidos, ouvidos e liberados por não estarem em situação de flagrante. Durante a ação, as autoridades apreenderam um veículo Gol, utilizado para dar suporte logístico aos furtos, e um equipamento avaliado em R$ 50 mil, utilizado para desbloquear o sistema de segurança das caminhonetes e gerar uma chave virtual para acionar o veículo.
O grupo já havia furtado duas caminhonetes em Palmas, nos dias 3 e 5 deste mês, em locais distintos da cidade. A partir desses furtos, a Delegacia Especializada de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA) iniciou as investigações que culminaram na identificação e prisão dos autores.
Segundo o delegado Rossílio Correia, titular da DERFRVA e responsável pela investigação, o “modus operandi” do grupo envolvia o uso do Gol para procurar caminhonetes Hilux nas ruas. O chefe do grupo, após identificar um alvo, destravava a porta da caminhonete e retornava ao carro de apoio para buscar o equipamento necessário para gerar a chave virtual. Todo o processo, desde o destravamento até a partida do veículo, levava pouco mais de um minuto. Em seguida, o grupo levava o veículo para uma chácara na Região Norte de Palmas, onde instalavam novas placas e documentos antes de transportá-lo para fora do Estado.
A mesma equipe da DERFRVA já prendeu L.J.A.M. outras duas vezes, acusando-o de furtar 16 caminhonetes entre 2020 e 2022. Durante o interrogatório, ele confessou os furtos ocorridos em agosto. E ainda admitiu que planejava novos crimes durante um show de grande público no fim de semana.
Após cumprir o mandado de prisão preventiva, as autoridades encaminharam L.J.A.M. à Unidade Penal de Palmas. A polícia destacou que as operações para combater o furto e roubo de veículos no Estado continuarão, com o objetivo de desarticular quadrilhas e recuperar os bens dos cidadãos.