Nesta segunda-feira, 13, o secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira, esteve presente na cerimônia de inauguração da Base de Fiscalização do Grupo Especial de Fronteiras (Gefron) no estado do Acre. Essa base tem como objetivo fortalecer a segurança e aumentar a fiscalização nas cidades acreanas, considerando a localização fronteiriça do estado com outros países.
“Viemos conhecer essa barreira de fronteira que vai atuar no combate às organizações criminosas e na entrada de drogas. O Tocantins, como outros estados, se beneficia com isso porque temos a tranquilidade de saber que há barreiras de vigia e isso traz qualidade para nós. Estamos aqui reforçando a integração entre os estados com vistas a beneficiar toda a população”, disse o secretário.
O local escolhido para o posto fica entre Senador Guiomard e Plácido de Castro, fronteira com a Bolívia e rota de acesso dos municípios de Brasileia, fronteira com a Bolívia, e de Assis Brasil, fronteira com o Peru.
A governadora em exercício, Mailza Assis, destacou a parceria entre os estados do Tocantins e do Acre. “Eu agradeço essa parceria com o Estado do Tocantins, com o governador Wanderlei Barbosa. Juntos, unindo forças, venceremos essa questão que precisa ser tratada de forma especial, com dedicação, e é o que todos os secretários de segurança estão fazendo”, destacou.
O secretário da Segurança Pública do Acre, Coronel Américo Gaia, destacou a importância da obra para o país. “Por sermos um estado de fronteira como Peru e Bolívia, a importância dessa obra vai muito além dela em si, pois vai atender a sociedade e a instituição segurança pública no combate aos crimes fronteiriços”, destacou.
Medalha
Na mesma solenidade, o secretário Wlademir foi contemplado com a Medalha de Honra ao Mérito da Segurança Pública entregue pelo Governo do Acre. A medalha reconhece a contribuição para o crescimento do fortalecimento da Segurança do Acre.
“É com muita alegria que recebemos essa honraria em nome do Tocantins. Essa medalha só reforça a importância de trabalharmos em conjunto com estratégias de inteligência e operações integradas. Em nome do Estado, agradeço imensamente essa importante homenagem”, comemorou.
ㅤ
Por Sara Cardoso