O Servir, benefício de saúde destinado aos servidores públicos do Governo do Tocantins e gerido pela Secretaria de Estado da Administração (Secad), está atualmente conduzindo o monitoramento de pacientes com doenças crônicas. Iniciado em maio de 2023, o programa engloba 648 pessoas que recebem acompanhamento nutricional, suporte psicológico e atendimento clínico especializado.
O secretário da Administração, Paulo César Benfica Filho, enfatizou a importância desse programa no tratamento precoce das doenças crônicas. “O Servir tem se destacado ao introduzir um sistema de monitoramento inovador. Essa abordagem proativa na gestão dessas condições de saúde não apenas melhora a resposta aos desafios de saúde, mas desempenha um papel fundamental na prevenção e promoção de hábitos de vida saudáveis. Ao monitorar de perto os indicadores de saúde, o Servir permite intervenções precoces, personalizando o atendimento para garantir que cada paciente receba a atenção necessária de acordo com suas necessidades específicas”, frisou o gestor.
Inicialmente, os pacientes diagnosticados com doenças crônicas foram contatados por uma atendente, que realizou uma série de perguntas para personalizar o tratamento de cada indivíduo. Após essa identificação, houve o encaminhamento para os profissionais mais adequados para lidar com cada caso de maneira especializada.
A superintendente de Gestão do Servir, Tatiana Braga, enfatizou o caráter inovador do projeto, afirmando que “essa iniciativa inovadora é essencial para a personalização do cuidado com cada beneficiário, proporcionando intervenções mais precisas e eficazes. O monitoramento é um projeto novo que visa elevar o padrão de cuidado oferecido aos nossos beneficiários. Almejamos uma melhoria tangível na qualidade de vida de cada pessoa que atualmente é assistido do Servir”, salientou.
Benefícios
Considerando a dinamicidade do projeto com um enfoque de longo prazo, o Servir busca contribuir para a manutenção e melhoria da saúde de seus beneficiários, promovendo de maneira preventiva e atenciosa uma melhor qualidade de vida, ao mesmo tempo em que visa a redução de custos associados aos tratamentos convencionais.
A servidora beneficiária do Servir, Kelly Yamada, foi diagnosticada com diabetes no início deste ano, e graças ao programa de monitoramento mantém o controle da doença. “Participo do programa de monitoramento pelo Servir, pois sou diabética. Tenho consultas online com clínico geral e nutricionista periodicamente. O próprio servir entra em contato via WhatsApp para agendar e faz a mediação com os médicos. O atendimento da equipe do Servir também está sendo maravilhoso, esse acompanhamento é muito importante e facilita muito a vida de quem está doente e fragilizado”, enfatizou.
Tatiane Braga complementou afirmando que “este programa inovador reflete o compromisso contínuo do Servir em proporcionar um cuidado de saúde abrangente e personalizado aos servidores públicos do Tocantins”, finalizou.
Por Nájilla Lopes