Representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Banco da Amazônia (Basa) se reuniram na manhã desta sexta-feira, 12, no Ruraltins, para discutir as linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e o Plano Safra 2024/2025. O encontro, voltado para a agricultura familiar, contou com a presença do presidente do Ruraltins, Flávio Terence, dos técnicos Edmilson Rodrigues, Mário Cela e Marcos Barbosa, do gerente de patrulha mecanizada do Ruraltins, Guilherme Dias, do superintendente do Banco da Amazônia, Edmar Bernardino, da analista Fabiana D’ajuda, e do superintendente do MDA, Diego Montelo.
Na ocasião, foram discutidos os objetivos principais na parte de crédito, priorizando quatro linhas específicas: Pronaf A, Pronaf Mais Alimento, Pronaf Mulher e Pronaf Jovem. Também foi abordada a questão das taxas de juros, que estão mais acessíveis, e a importância do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF).
De acordo com o presidente do Ruraltins, Flávio Terence, os trabalhos visam a expansão do cadastro que atualmente possui mais de 60 mil agricultores familiares. Destes 11 mil já estão inseridos no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). “Discutimos estratégias para fortalecer a agricultura familiar através do crédito rural. É essencial que os agricultores tenham acesso a essas linhas de crédito para poderem investir e melhorar suas condições de produção”, afirmou Flávio Terence.
Para o técnico do Ruraltins, Edmilson Rodrigues, os arranjos produtivos locais e a necessidade de verticalizar as cadeias produtivas, mencionando cadeias como arroz e leite são importantes. “Estamos pensando em projetos piloto para a cultura do arroz, incluindo plantio consorciado com recuperação de pastagem, e agroindústrias de leite e cacau,” explicou Edmilson.
Destaca também a relevância destes financiamentos, o superintendente do Banco da Amazônia, Edmar Bernardino. “Estamos comprometidos em apoiar os pequenos produtores com crédito acessível e projetos que realmente façam a diferença na vida desses agricultores. O Pronaf é uma ferramenta fundamental para isso”, declarou Edmar.
Plano Safra 2024/2025
No encontro também ficou certo que no dia 5 de agosto, voltam a se reunir com o objetivo de aprofundar as discussões e planejar o lançamento do Plano Safra 2024/2025, seguido por lançamentos em cada regional do estado. Mas esta é uma pauta a ser alinhada.
A proposta é que o financiamento através do Pronaf alcance R$ 300 milhões, beneficiando os produtores com linhas de crédito como Pronaf A, Pronaf Mulher, Pronaf Jovem, Pronaf Regularização, Pronaf Máquinas e Pronaf de Aval. Essas iniciativas visam melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares e promover a mecanização das propriedades, essencial para a agricultura familiar no Tocantins.