Como tema ‘Pequenas Ações, Grande Impacto!’, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizará na terça-feira, 21, das 08h às 17h, no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, o I Seminário de Prematuridade do Tocantins 2023 – Pequenas Ações, Grande Impacto!. O evento é coordenado pela Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS).
O evento tem como objetivo discutir sobre a Política de Atenção Integral à Saúde da Criança e fortalecer as ações desenvolvidas, para implementação do modelo de atenção à saúde segura, de qualidade e humanizada. Com foco na garantia da integralidade do cuidado, resolutividade da Atenção Primária, Atenção Ambulatorial Especializada e Hospitalar, para garantir a redução da morbimortalidade materna e infantil e é direcionado para médicos obstetras, pediatras, neonatologistas, médicos da atenção primária, gestores municipais, secretários de saúde municipais e estudantes.
De acordo com dados do Sistema Nacional de Nascidos Vivos (SINASC), o Tocantins registrou em 2020 o total 2.595 nascimentos de crianças prematuras. Em 2021 foram 2.595 registros, e no ano de 2022 foram 2.723 nascimentos prematuros. De janeiro a novembro de 2023 foram registrados 2.325 nascimentos de crianças prematuras menores que 36 semanas, deste total, 2.186 foram em Palmas.