Porto Nacional atingiu um avanço significativo na interseção entre saúde e tecnologia. Pela primeira vez na história da cidade, o Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN) concretizou uma cirurgia videolaparoscópica, empregando o estado-da-arte em tecnologia de vídeo. Essa inovação consiste na realização de incisões mínimas na cavidade abdominal do paciente, utilizando uma câmera de vídeo para orientar o procedimento. Este marco representa um passo significativo na busca pela excelência em práticas cirúrgicas, destacando o compromisso do hospital em oferecer tratamentos avançados e minimamente invasivos aos seus pacientes.
O equipamento utilizado é resultado dos investimentos do Governo do Estado na saúde da População tocantinense. A novidade proporcionará o aumento da cobertura de cirurgias para a população usuária, especialmente para os pacientes do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH – Cirúrgico) conhecido como o Opera Tocantins. A partir de agora, os procedimentos da cirurgia geral e ginecológica serão realizadas com o auxilio do equipamento.
“É com muita felicidade que iniciamos a utilização dessa tecnologia. A cirurgia laparoscópica é um dos grandes avanços da medicina nos últimos tempos. É uma inovação para a saúde da região, onde os maiores beneficiados serão os nossos pacientes”, afirmou o diretor geral da unidade, Welson Almeida.
“A cirurgia por videolaparoscopia pode servir como exame de diagnóstico, biópsia ou então ser utilizada como técnica cirúrgica para o tratamento de determinada doença. Com inúmeras vantagens em relação à operação convencional (aberta), como menos dor no pós-operatório, melhores resultados estéticos, recuperação mais rápida do paciente, menor permanência hospitalar e menores riscos de infecções”, explicou o cirurgião geral, João Freire.
Menos invasiva, a cirurgia contribuiu para uma recuperação da paciente, Amélia Gonçalves Rodrigues, 76 anos, residente no município de Porto Nacional, que foi a primeira paciente a passar pelo novo método de operação para uma apendicectomia, que é a cirurgia para remover um apêndice inflamado ou infectado. “Fui operada em um dia e no outro já estava de alta. Estou me sentindo ótima!”, comemora a paciente.
ㅤ
Outras unidades
Os Hospitais Regionais de Gurupi, Augustinópolis e o Hospital Geral de Palmas já realizam os procedimentos videolaparoscópicos. Os hospitais regionais de Paraíso do Tocantins, Araguaína, Guaraí, Dianópolis e Miracema do Tocantins já receberam os equipamentos e as equipes estão sendo treinadas para a utilização dos mesmos.
Por Dayana Nascimento