O Hospital Geral de Palmas (HGP) está promovendo um curso de Formação de Brinquedistas em Serviço de Saúde. A finalidade é capacitar profissionais, incluindo servidores e voluntários, para atuarem como brinquedistas em brinquedotecas de Unidades de Saúde, assegurando o direito fundamental ao brincar. A responsabilidade pela realização do curso recai sobre os Núcleos de Educação Permanente (NEP) e a Humanização.
O projeto do curso foi aprovado pelo Comitê de Regulação de Processos Educacionais em Saúde (CREPS) da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), com previsão de duas turmas de 25 alunos, carga horária de 30 horas e certificação da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (ETSUS). A primeira turma participa do curso no período de 20 a 24 de novembro, e a segunda acontecerá no início do ano de 2024.
A psicóloga e supervisora da brinquedoteca, Vanessa Flores Lima Braune, fala quais temas serão abordados. “Durante o curso teremos aulas teóricas e práticas sobre a Brinquedoteca de Unidades de Saúde e a Política Nacional de Humanização (PNH); a legislação e as diferentes manifestações do brincar; brinquedos, jogos e brincadeiras; gestão de uma brinquedoteca e plano de trabalho da equipe; limpeza e desinfecção de artigos lúdicos e superfícies, e ao final serão apresentados os projetos de implantação de brinquedotecas em ambientes de saúde”.
A técnica de enfermagem, Luzimar Carreiro Chaves Sousa, está participando da capacitação. “Estou gostando muito do curso, apesar de não trabalhar diretamente com crianças, é uma oportunidade de adquirir conhecimento e agregar profissionalmente, além de contribuir com a garantia de direitos no âmbito da saúde, do brincar com segurança, acolhimento e tornar a hospitalização menos traumática”, relatou.
A coordenadora do setor de Humanização, Goiamara Borges, está como discente do curso, para organizar novos espaços no HGP, e as facilitadoras do curso são as Brinquedistas da Brinquedoteca, formadas pela Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri), Janine de Souza e Vanessa Flores Lima Braune.
Por Ellayne Czuryto