Guaraí, uma cidade do interior do Tocantins, fará história ao sediar pela primeira vez o Bombeiro de Aço, a maior competição do Brasil para militares e convidados das forças de segurança. O evento ocorrerá nos dias 12 e 13 de setembro, quinta e sexta-feira, na Praça da Conciliação, em frente à Prefeitura. Cem competidores já confirmaram presença e o circuito está pronto para a disputa.
Guaraí também abriga a 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, inaugurada em maio pelo governador Wanderlei Barbosa. Esta unidade será a responsável pela organização da 15ª edição do Bombeiro de Aço. A delegação do Rio de Janeiro será a maior do evento, com dez atletas representando o Corpo de Bombeiros Militar. Também participarão corporações da Bahia, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Goiás, Pernambuco e Distrito Federal.
O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins contará com representantes de todas as Unidades Operacionais, além de inscrições da Polícia Militar do Tocantins.
O major Silvano Florentino Lopes, organizador da competição, ressaltou a importância da edição deste ano. “Estamos animados com a alta quantidade de inscritos e pela oportunidade de realizar o evento em uma cidade com uma nova sede do Corpo de Bombeiros Militar,” afirmou Lopes.
A principal novidade deste ano é a inclusão de crianças das redes públicas e particulares de Guaraí no evento. Toda a estrutura da competição está montada na Praça da Conciliação. O circuito inclui vários obstáculos que os bombeiros militares devem superar em dupla, simulando atividades de combate a incêndios urbanos. Vence a equipe que completar o percurso no menor tempo.
Segundo a corporação o objetivo é descentralizar a competição, facilitando o acesso para competidores fora da capital. E também mostrar a nova CIBM e expandir a atuação do Corpo de Bombeiros para mais de 15 municípios na região central do Estado.