Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo reúne representantes para avançar em aprovação de PL sobre regionalização dos serviços de Saneamento Básico no Tocantins

Foto: Governo do Tocantins

Com o objetivo de avançar nas negociações para a aprovação do Projeto de Lei referente ao serviço regionalizado de Saneamento Básico, em conformidade com o novo marco legal, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd), organizou uma reunião entre representantes da Assembleia Legislativa (Aleto), instituições do Governo Estadual e da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades. O encontro teve como objetivo apresentar o Estudo Técnico elaborado pela empresa de consultoria Siglasul e ocorreu na sala de reuniões da Aleto nesta terça-feira, 14.

 

A Lei Federal 14.026 de 2020 dispõe sobre as regras e metas de atendimento para 99% da população com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgotos até 2033, estendida até 2039. Com base nessa premissa, o Governo Federal prevê a regionalização como forma de levar a universalização do acesso à água e ao esgotamento sanitário em todo o país. E o Tocantins, já está nesse processo com o Projeto de Lei protocolizado na Assembleia sobre a instituição de Unidades Regionais de Saneamento Básico no Estado do Tocantins, elaborado com base nos estudos de regionalização realizados em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Regional, a consultoria da Siglasul e o grupo técnico de trabalho formado pelo Governo do Estado.

 

Na abertura, o secretário da Secihd, Thiago Benfica, ressaltou a importância da prestação de serviço pela empresa Siglasul e da participação da coordenadora Geral da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, Patrícia Areal para avançar nesse processo de regionalização e principalmente de aprovação do projeto de Lei. “Essa é uma reunião técnica onde a gente está apresentando todo estudo, toda a proposta que foi elaborada e que está em trâmite de aprovação na Assembleia Legislativa do Estado de Tocantins. Nossa intenção é avançar na sua aprovação; e é muito importante ressaltar que há boa vontade do Governo Federal e todo o empenho do Governo do Tocantins em obter a aprovação desse projeto de Lei, e assim fazer com que o Tocantins alcance a meta de universalização no acesso de água e esgoto”, destacou Thiago.

 

Para a coordenadora Patrícia Areal, “enquanto responsável pela implementação da política federal de saneamento básico, a secretaria tem tentado apoiar os Estados na definição dos modelos de prestação regionalizada. Aqui, no Estado de Tocantins e em parceria com a SiglaSul, a gente vai detalhar, explicar um pouco mais o processo e principalmente tentar avançar no modelo de prestação regionalizada no Estado”, disse.

 

Ainda nesse processo de regionalização, o presidente da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização (ATR), Israel Guimarães, acompanhado da gerente de Regulação de Saneamento, Jaqueline Ribeiro, destacou que a Agência tem o papel de regular e fiscalizar os contratos de concessão. “Então, dentro do processo de regionalização, nosso papel aqui será zelar pela boa prestação de serviços desse grupo que está sendo instituído dentro da regionalização. E vejo a grande importância do projeto de regionalização, que é pensar coletivamente na prestação de serviço de saneamento básico, nesse caso água e esgoto, onde tenha um subsídio cruzado, ou uma transferência de recursos, e onde municípios que geram maior receita ajudam a subsidiar os investimentos em municípios menores, aí se consegue levar água e esgoto para toda a população, tanto urbana quanto rural”, explicou o gestor.

 

Apresentação da prestação regionalizada do Serviço de saneamento básico com base no novo marco legal foi feita pelo consultor Acylino Santos, e contou também com a presença do Assessor Jurídico da Aleto, Lucas Antônio Martins; e de representantes do deputado Marcus Marcelo; da Secretaria de Estado de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SE); da Agência Tocantinense de Saneamento, da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias.

 

Por SECOM

___________________________

Compartilhe

Sobre o autor

Você pode se interessar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *