O Governo do Tocantins inaugurou nesta quinta-feira, 16, em Palmas “o Núcleo de Inovação do Tocantins – Centro de Mídias Educacionais”. O espaço estruturado com equipamentos subsidiados pelo Ministério da Educação (MEC) é voltado para a produção de recursos educacionais digitais como vídeo aulas, entrevistas, podcasts, dentre outras ferramentas que possibilitam a alternância dos tempos de aprendizagens, em momentos presenciais e remotos, com qualidade e equidade.
A iniciativa
O Centro de Mídias Educacionais integra a Rede de Inovação da Educação Híbrida (RIEH), iniciativa federal que visa promover e fomentar a implementação de estratégias da educação híbrida, criando uma rede de colaboração para a produção, a atualização e o compartilhamento de Recursos Educacionais Digitais (REDs) e de itinerários formativos.
A assessora de Gabinete da Seduc, Markes Cristiana Oliveira, ressaltou a relevância da inauguração do Centro de Mídias. “Esse núcleo de inovação é um marco na política pública para a melhoria da aprendizagem promovendo a transformação da educação em todo o território do Tocantins”, ponderou.
Em seu discurso, a coordenadora-geral de ensino médio no MEC, Valdirene Alves De Oliveira, destacou que o Núcleo de Inovação permite “oferecer as condições técnicas, políticas e pedagógicas para fazer a diferença na formação dos estudantes. É um apoio de tecnologia com possibilidades para fazer mais e ainda melhor, com a potencialidade de equipamentos e ferramentas pedagógicas que favorecem também a integração entre as escolas e os estudantes”, enfatizou.
O coordenador-geral da RIEH da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Ibsen Mateus Bittencourt Santana Pinto, elencou os pilares da RIEH. “Esse trabalho foi iniciado antes da pandemia e se efetiva com a inauguração do Núcleo que traz a tecnologia como suporte e apoio para a aprendizagem. A capacitação e qualificação contínua também é um dos pilares da RIEH e temos ainda a meta de realizar o monitoramento dos indicadores que nos auxiliarão a aperfeiçoarmos cada vez mais os serviços educacionais”, ressaltou.
Atendimento
No Tocantins, o Centro de Mídias Educacionais permitirá o fortalecimento das ações dos programas de Recomposição das Aprendizagens e Jornada Ampliada que atendem estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos, para Pessoas Privadas de Liberdade (EJA/PPL). A previsão inicial da Secretaria de Estado da Educação é atender mais de 6.200 educandos de 238 turmas da rede estadual.
Os estudantes terão acesso as aulas híbridas com encontros síncronos e assíncronos. Serão transmitidas, semanalmente, aulas de reforço de Língua Portuguesa, e Matemática, sendo uma ao vivo e duas mediadas pelo professor do Jornada Ampliada.
Aula inaugural
Após a cerimônia, foi realizada a aula inaugural do Núcleo de Inovação do Tocantins – Centro de Mídias Educacionais, com transmissão ao vivo pelo canal do Centro de Mídias no youtube, sob a orientação do coordenador do Centro, Wellington Fraga.