Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo doTocantins anuncia construção de um campo de futebol durante lançamento da festa da Colheita do Capim-Dourado no Mumbuca

O governador Wanderlei Barbosa e a primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, participaram da tradicional Festa da Colheita do Capim-Dourado. Foto GovTO

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, realizou o lançamento da 17ª Festa da Colheita do Capim-Dourado, neste domingo, 15, no povoado Mumbuca, localizado na região do Jalapão. A Associação dos Artesãos do Povoado Mumbuca também é parceira na realização da festa, que já é considerada o maior evento festivo da região.

 

A colheita oficial do Capim Dourado vai acontecer nos dias 12, 13 e 14 de setembro de 2015. Na ocasião, o chefe do executivo  ainda anunciou a construção de um campo de futebol para população.

 

A Festa da Colheita do Capim-Dourado já faz parte do calendário cultural do Tocantins,. E se tornou uma vitrine das tradições e saberes da comunidade do Jalapão.

 

A Festa da Colheita

A festa celebra o início da colheita do capim-dourado. Planta que dá ao povoado sua notoriedade e serve de fonte de renda para a comunidade ao longo do ano. Os visitantes podem conhecer de perto o processo de produção do artesanato, que carrega o prestígio da cultura local e reforça a importância da preservação das tradições.

 

O local onde é cultivado o capim-dourado foi aberto para os visitantes. Ocasião que puderam conhecer mais sobre a cultura, a preservação e a importância que a haste dourada tem para a comunidade.

 

Durante o lançamento foi realizada uma colheita simbólica aberta ao público para poder vivenciar a experiência da colheita do capim-dourado. A colheita oficial inicia no dia 20 de setembro, e dura cerca de três dias.

 

Segundo a comunidade Mumbuca a colheita do capim-dourado traz um sentimento de pertencimento.  Uma arte que é passada de geração para geração na comunidade, explica a artesã Francisca da Silva. “eu aprendi com a dona Doutora quando tinha 12 anos, e hoje, passamos os ensinamentos para outras meninas não deixarem a cultura se perder. Estamos muito orgulhosas pelo reconhecimento que temos através da nossa arte”.

 

Programação do Evento

Com uma programação diversificada, o evento teve início no dia 13 de setembro, promovendo a identidade cultural e a integração entre as comunidades e visitantes.

 

A comemoração contou com a colheita demonstrativa do capim-dourado; o final da copa da Colheita disputada entre futebol feminino e masculino; atração musical com show de Rayssa e Ravel; e para encerrar a tradicional fogueira com cantorias e brincadeiras típicas da cultura local.

___________________________

Compartilhe

Sobre o autor

Você pode se interessar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *