Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo do Tocantins entrega aparelho portátil de detecção fetal para os hospitais estaduais

Foto: Dayana Nascimento

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) deu início à distribuição de detectores fetais portáteis para as unidades hospitalares estaduais que contam com maternidades. Nesse primeiro momento, 30 equipamentos estão sendo disponibilizados para sete hospitais, com o Hospital Regional de Miracema (HRM) sendo o primeiro a recebê-los. Esses detectores fetais portáteis são essenciais para monitorar a frequência cardíaca do feto e identificar possíveis problemas de saúde e complicações. Eles são utilizados nas consultas de assistência pré-natal para garantir a vitalidade do bebê antes do parto.

 

Segundo a diretora geral do HRM, Maria da Penha Bandeira, “ficamos felizes com os equipamentos que recebemos, pois eles irão contribuir com uma melhor assistência aos nossos pacientes e colaborar com o trabalho de nossas equipes. Esta é mais uma importante ação da Secretaria, em nos proporcionar melhorias para quem precisa do SUS”.

 

O diretor geral do Hospital Materno Infantil Tia Dedé, Hélio de Almeida Barros, afirmou que “o aparelho é de suma importância tanto no consultório obstétrico quanto no pré-parto, porque vai orientar e dar um norte para as equipes de enfermagem e aos médicos. Vai verificar se no momento a criança está com batimento cardíaco muito fraco ou muito acelerado. Esses dois extremos auxiliam para tomar decisões ao identificar a necessidade de emergência. É um aparelho novo, com certeza é mais sensível do que aqueles que nós temos aqui. Esse é o nosso olhar para esse aparelho, que chega em boa hora, para dar mais importância e suporte no atendimento ao paciente”.

 

“Esse equipamento é utilizado como um importante instrumento para monitorar a saúde fetal, pois através das mudanças do registro da frequência cardíaca, pode-se observar a hipóxia, sofrimento fetal, cordão em torno do pescoço e outros sintomas. É de grande finalidade para salvar vidas e assim prevenir a mortalidade de recém-nascidos”, afirmou o diretor geral do Hospital Regional de Gurupi (HRG), Fernando Bezerra.

 

Os hospitais que irão receber inicialmente os equipamentos são: Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos; Hospital Regional de Miracema; Hospital Regional de Paraíso; Hospital Regional de Gurupi; Hospital Regional de Guaraí; Hospital Regional de Augustinópolis; Hospital Materno Infantil Tia Dedé.

 

Por Ananda Santos

___________________________

Compartilhe

Sobre o autor

Você pode se interessar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *