O Conselho Estadual da Assistência Social (Ceas) realizará sua 202ª Reunião Ordinária nesta quinta-feira, 23, no auditório da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), situado no prédio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), na Avenida Teotônio Segurado.
Durante o evento, será oficializada a posse da representante da Federação das Associações Comunitárias e de Moradores do Tocantins (FACOM/TO) no Conselho. A presidente do Ceas, Marciane Machado Silva, ressaltou a apresentação das comissões de Trabalho e de Orçamento e Financiamento, além da seleção dos representantes titular e suplente para integrar a comissão responsável pela elaboração do Plano Estadual de Convivência Familiar e Comunitária.
A secretária municipal de assistência social de Peixe, Joana Pereira da Cruz Rodrigues, presente ao encontro, disse que o município apresenta muitas demandas e que trabalha diuturnamente na tentativa de solucioná-las. “Espero que o Ceas apresente boas novas e propostas interessantes, já que tudo que é deliberado na reunião tem grande impacto em nosso município”, ressaltou.
PRESTAÇÃO DE CONTAS 2023
A técnica do Setor de Benefícios da Setas, Lilian Práigida, falou aos municípios sobre o prazo para a prestação de contas do exercício 2023. “Os municípios já receberam orientações técnicas e estão cientes que têm até o dia 10 de fevereiro de 2024 para realizarem a prestação de contas dos recursos recebidos neste ano, para que estejam aptos a receber a parcela dos recursos de cofinanciamento para as atividades de 2024”, disse ela.
A Comissão de Orçamento e Financiamento do Ceas trouxe como pauta a alteração da emenda parlamenta destinada aos Cetros de Referências Especializados de Assistência Social (Creas) de Palmas, Pedro Afonso e Taquatinga.
Outro ponto de pauta foi o preenchimento do CensoSuas, e as dificuldades encontradas por alguns municípios.
Participando da reunião, o técnico de Luzinópolis, Elicleude Pereira da Costa, que veio acompanhando a secretária de assistência social do município, disse que a equipe de Luzinópolis têm conseguido realizar o preenchimento do CensoSuas com certa tranquilidade, graças à experiência de uma funcionária que já atua na área há algum tempo.
Por Cláudio Duarte