Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governador Wanderlei Barbosa sanciona Lei de Diretrizes Orçamentárias com receita de R$14,5 bilhões

Foto: Aldemar Ribeiro

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, promulgou na íntegra a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2024, cuja publicação ocorreu no Diário Oficial (DOE) desta segunda-feira, 4. O texto, fundamental para a elaboração do orçamento estadual do próximo ano, estima uma receita de R$ 14,5 bilhões.

 

Durante o anúncio, o chefe do Executivo enfatizou a importância da colaboração entre os poderes legislativo e executivo. Ele reafirmou o compromisso do Estado em direcionar de maneira eficiente os recursos disponíveis. “Estou muito feliz em anunciar que a LDO foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa, reforçando a parceria entre os poderes legislativo e executivo. Agora, com a sanção realizada por mim, o compromisso do nosso Governo é direcionar de forma eficiente os recursos para as áreas que mais impactam positivamente a vida de todos os tocantinenses”, declarou Wanderlei Barbosa.

 

Texto sancionado

 

A aprovação do texto incluiu 80 emendas parlamentares, do total de 149 apresentadas pelos deputados estaduais. A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) aprovou, por unanimidade, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO/2024) no último dia 22.

 

Entre as prioridades elencadas, estão priorização das ações do Plano Estadual de Pavimentação; recuperação e conservação das rodovias tocantinenses; estruturação e ampliação de hospitais gerais e regionais; estruturação de novas escolas de tempo integral; fomento à políticas de segurança pública; promoção do acesso do trabalhador ao mercado de trabalho e estruturação de políticas públicas para mulheres, primeira infância, povos tradicionais e originários; busca pelo desenvolvimento das cadeias produtivas da agropecuária; melhoria da oferta de serviços públicos ao cidadão por meio de unidades do PronTO.

 

LDO 2024

 

A Lei de Diretrizes Orçamentárias estabelece as metas e prioridades da gestão estadual para o exercício financeiro do ano seguinte; orienta a elaboração do orçamento e dispõe sobre alteração na legislação tributária. A aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) antecede a análise e a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024, bem como o Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, ambas já protocoladas no dia 27 de novembro na Assembleia Legislativa do Tocantins pelo Governo do Tocantins.

 

Por  Nayara Borges

___________________________

Compartilhe

Sobre o autor

Você pode se interessar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *