Estudantes do Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini, em Almas, estão engajados em um projeto de recuperação da nascente do córrego Pendurado. Ao longo do ano letivo, diversas ações são realizadas, incluindo uma gincana recente em que equipes competiram para coletar a maior quantidade de lixo às margens do córrego. Além da limpeza, os estudantes instalaram placas com informações sobre a importância da preservação ambiental. Essa iniciativa interdisciplinar visa proteger as nascentes localizadas na área urbana do município, incentivando a cidadania entre os estudantes e promovendo uma mudança coletiva de comportamento em relação ao meio ambiente.
“Foi emocionante trabalhar lado a lado com meus colegas para coletar os resíduos e fixar as placas de preservação. A sensação de contribuir com a limpeza e proteção do ambiente local foi indescritível. Cada pedaço de lixo que recolhemos representava um pequeno passo para um futuro mais sustentável”, contou o estudante Emanuel Vitor Gomes e Souza.
A aluna Tainara Pereira de Sousa falou sobre os resultados do projeto. “Aprendemos não apenas sobre a preservação ambiental, mas também sobre solidariedade, responsabilidade e o poder da ação coletiva. Ver a diferença que nós, estudantes, podemos fazer quando nos unimos por uma causa nobre me deixou incrivelmente entusiasmada”, disse.
Conforme a coordenadora de área de Ciências da Natureza do colégio, Silvana Ferreira, o projeto tem inspirado mudanças que contribuem para a qualidade de vida da comunidade. “Estudantes e servidores se envolveram no planejamento das ações para minimizar os problemas do córrego. A mobilização foi incrível e ultrapassou os muros da escola”, relatou.
Por Núbia Daiana Mota