Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Em reunião com prefeitos, governador Wanderlei Barbosa anuncia R$ 6 milhões em recursos e até 500 brigadistas no combate aos incêndios florestais

Wanderlei Barbosa na videoconferência com os municípios Combate às queimadas. Foto: Antônio Gonçalves/GovTO

Nesta sexta-feira, 6, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, reuniu-se virtualmente com gestores de municípios atingidos por incêndios. O encontro, realizado no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, teve como objetivo discutir políticas públicas para conter as queimadas.

 

Participaram do evento representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), da Defesa Civil do Estado, da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), do Exército Brasileiro e outras instituições.

 

O governador anunciou um investimento de R$ 6 milhões e a contratação de até 500 brigadistas para combater os incêndios florestais. Wanderlei Barbosa destacou a importância do monitoramento para prevenir e controlar os incêndios. “Estamos cientes da gravidade da situação. Os incêndios devastam a natureza, afetam a saúde pública e prejudicam nossas comunidades. Já temos campanhas em andamento e estamos reforçando as equipes de brigadistas. Estamos em estado de emergência e faremos o possível para mitigar os danos e proteger o nosso território e a nossa população”, afirmou.

 

O Governo anuncia a contratação de mais brigadistas e que irá disponibilizar 50 caminhonetes, organizando a distribuição em 10 postos de bombeiros. Mais de 50 municípios participaram da reunião e apresentaram suas demandas e desafios.

 

Índice

No Tocantins, as queimadas aumentam no segundo semestre devido às altas temperaturas e à seca do Cerrado. Em agosto, foram registrados 9.901 focos de incêndio no Estado. O Tocantins ocupa a 7ª posição no ranking nacional de queimadas. Os municípios com mais focos foram Lagoa da Confusão (444), Pium (182), Formoso do Araguaia (167), Rio Sono (142) e Lizarda (129). No Brasil, o Norte e o Centro-Oeste lideram o número de focos de queimadas.

 

Foco no Fogo

O Governo do Tocantins inf0rmou que está implementando diversas ações para combater os incêndios. O projeto Foco no Fogo, desenvolvido pela Semarh, intensifica os investimentos nas instituições que atuam no combate às queimadas. Na quinta-feira, 5, o governador entregou 25 novos veículos ao Naturatins e assinou dois decretos: um autorizando a contratação de 60 brigadistas e outro declarando estado de emergência por 180 dias. Esse estado de emergência permite a mobilização de todos os órgãos estaduais e a entrada das forças de segurança em propriedades para prestar socorro e evacuar áreas em risco.

 

Atualmente, mais de 600 bombeiros estão à disposição para ações de combate.

___________________________

Compartilhe

Sobre o autor

Você pode se interessar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *