Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Economia verde: Governo do Tocantins apresenta PL que isenta carros elétricos do IPVA

Medida soma ao pacote ambiental do Governo do Tocantins para incentivar a redução das emissões dos gases de efeito estufa. Crédito foto: divulgação internet

O Governo do Tocantins adicionou mais uma importante medida na sua política de redução de emissões dos gases de efeito estufa com a assinatura do Projeto de Lei Nº 14/2023, que trata da redução da base de cálculo do IPVA para veículos movidos a motores elétricos. A proposta destaca a posição do Tocantins como Estado incentivador da economia verde, seguindo a tendência mundial em adotar práticas sustentáveis visando à descarbonização.

 

O PL 14/2023 modifica o artigo 77 da Lei  nº 1.287, de 28 de dezembro de 2001, que dispõe sobre o Código Tributário do Estado do Tocantins. O texto foi enviado para a Assembleia Legislativa do Tocantins, em regime de urgência, para análise e deliberação pelos deputados estaduais.

 

O secretário Marcello Lelis destaca que o Estado tem envidato esforços orientados à busca pela consecução do desenvolvimento sustentável, tendo sido pioneiro na negociação de créditos de carbono florestal jurisdicional no mercado voluntário internacional e na criação de empresa estatal para este fim, mediante a instituição de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), numa parceria com a empresa suíça Mercuria Energy Trading S/A.

 

“Esta é mais medida que somamos ao nosso pacote ambiental para incentivar a redução das emissões dos gases de efeito estufa [GEE], visto que os motores elétricos, enquanto fonte de energia limpa e sustentável, tem um papel significativo na diminuição da emissão desses gases, que contribuem para o aquecimento das temperaturas e a crise climática”, afirmou.

 

Marcello Lelis cita ainda a assinatura pelo governador Wanderlei Barbosa do “Pacto pelo Desmatamento Ilegal Zero no Tocantins”, realizada na semana passada com a partição da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e de representantes de 12 entidades do setor produtivo.

___________________________

Compartilhe

Sobre o autor

Você pode se interessar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *