Nesta sexta-feira, dia 24 de novembro, a equipe técnica da área de Instrumentos da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realizará a verificação de dois radares na Avenida Teotônio Segurado, em Palmas, após passarem por reparos. Esta ação está em conformidade com o Regulamento Técnico Metrológico, aprovado pela Portaria do Inmetro nº 544/2014, que estabelece a necessidade de verificação de radares de velocidade em instrumentos de medição de velocidade pós-reparo.
É fundamental que os motoristas estejam atentos ao isolamento do trânsito durante a verificação dos radares, cuja duração média é de quarenta minutos.
Para que servem as aferições de radar
A ação tem por objetivo atestar a leitura dos medidores de velocidade para veículos automotores em conformidade com a velocidade permitida nas vias, bem como verificar se a velocidade que os radares marcam dos veículos que estão passando por ele está correta e se estão de acordo com o verificado pelo Inmetro.
Motorista deve ficar sempre atento e evitar multas desnecessárias
É importante que o motorista esteja sempre atento à velocidade da via, pois as medições sempre consideram a segurança do trânsito e dos motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas.
Vale ressaltar que todos os radares de Palmas, fixos e móveis, estão em pleno funcionamento.
Instrumentos passaram por reparos e devem ser verificados
Para fazer essa vistoria dos radares, um veículo oficial da Agência de Metrologia passa pelo medidor de velocidade, em média cinco vezes em cada radar, com um aparelho que é calibrado pelo Inmetro e que ao passar pela barreira eletrônica, compara a velocidade fornecida pelo radar com a do veículo. De acordo com os dados encontrados na vistoria, com base nessa equiparação, o radar pode ser aprovado ou reprovado.
A presidente da pasta Grazielly Oliveira reforça que o radar, enquanto instrumento metrológico é, também, um importante item de segurança para os motoristas. “Ele mantém o alerta sobre a velocidade, e considera todos os riscos que a via pode ofertar a motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas”, destaca a gestora.
Sexta-feira
09h00 – Avenida Teotônio Segurado com Av. LO 11 (Espaço Médico) – Sentido Sul
10h00 – Avenida Teotônio Segurado com Av. LO 33 (Assaí Atacadista/Quadra 1502 Sul) – Sentido Sul
Por Cejane Borges