No Brasil, celebramos em 25 de novembro o Dia Nacional do Doador de Sangue, uma reverência a tantas pessoas altruístas que, mesmo de forma praticamente anônima, desempenham um papel crucial ao salvar vidas através do ato nobre de doar sangue.
Até a primeira quinzena de novembro de 2023, no Tocantins, 29.815 indivíduos se apresentaram à Hemorrede, dedicando parte de seu tempo para contribuir com a doação de sangue e, assim, auxiliar na preservação de vidas. “Esta data é de extrema importância para nós, colaboradores da Hemorrede e para o governo do Estado. Milhares de tocantinenses uniram-se a nós nessa jornada de salvar vidas, e não podemos deixar de expressar nossa profunda gratidão e homenagear esses verdadeiros heróis e heroínas que fazem toda a diferença na saúde de nossa população”, enfatizou Pollyana Gomes, superintendente da Hemorrede do Tocantins.
Entre as milhares de histórias, existe a da Louri Kopke, 68 anos, moradora de Paraíso do Tocantins, que iniciou sua jornada como doadora em 2006, quando uma amiga precisou fazer uma cirurgia . “Lembro que a minha primeira motivação foi ajudar uma amiga e confesso que estava com medo, mas quando doei vi que era muito simples e aquilo me trouxe uma sensação inexplicável e nunca mais deixei de doar”, falou a doadora emocionada.
A doadora relata que no dia 25, fará a sua última doação de sangue, já que a legislação só permite pessoas com idade de até 68 anos e 11 meses. “Amanhã fui convidada pelo hemocentro para uma homenagem e lá farei a minha última doação, é um misto de sentimentos, confesso que gostaria de poder continuar doando, mas sei que posso continuar ajudando incentivando pessoas a doarem”, ressaltou Louri Kopke.
Comemoração
No dia 25 de novembro as unidades do Hemocentro em Palmas (unidade coordenadora), Araguaína e Augustinópolis irão realizar coletas programadas com café da manhã, entrega de lembrancinhas e homenagens aos doadores de sangue. Em Gurupi os doadores participarão de um almoço especial, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Gurupi.
Por Dayana Nascimento