Os membros do Comitê Estadual de Segurança Viária reuniram nesta segunda-feira, 01, no Anexo I da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em Palmas para deliberar ações para a construção de um trânsito mais seguro. O foco é promover a segurança viária no estado, por meio da formulação e efetivação de uma política embasada em dados estatísticos.
O encontro deu início ao desenvolvimento do Plano de Segurança Viária do Estado, que pretende fazer um levantamento para identificar a realidade local do trânsito e seus principais gargalos para as ocorrências referentes a sinistros, e a partir desses apontamentos trabalhar os pontos críticos, a acessibilidade e a mobilização social, por meio de parcerias entre as instituições para a implementação de programas e projetos voltados para a educação e para a redução dos números de sinistros e óbitos no trânsito.
Para o presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), Willian Gonzaga, a participação de todos os órgãos será crucial para implementar um plano que atenda às necessidades do trânsito no estado e que garantam mais efetividade em ações voltadas para a conscientização e educação dos motoristas e pedestres. “Essa agenda visa discutir ações e propostas que possam reduzir os acidentes de trânsito, na qual a representatividade de todas as instituições é de fundamental importância em todo processo”, apontou.
Presenças
A reunião foi organizada pela Superintendência de Vigilância em Saúde através da Diretoria de Vigilância de Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis e contou com a presença dos representantes da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), do Corpo de Bombeiros Militares do Tocantins (CBMTO), da Polícia Rodoviária Federal, da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura do Tocantins (Ageto) e do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO).