Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 21, a Corrida da Tocha, percorrendo as principais avenidas do Centro da Capital, e abrindo oficialmente a Semana do Bombeiro. A ação do Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO) abre oficialmente a Semana do Bombeiro.
A Corrida iniciou às 8 horas com saída do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, após comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, acender a Tocha Olímpica, acompanhado do secretário-chefe da Casa Civil, Deusiano Amorim, secretário de Cidadania e Justiça, que representou o governador Wanderlei Barbosa no evento, e da chefe do Estado-Maior do CBMTO, coronel Andreya de Fátima Bueno. E finalizou com o acendimento da Pira Olímpica, grande momento da atividade, e depois finalizada com o tradicional banho com o caminhão do Corpo de Bombeiros.
Cerca de 300 integrantes do CBMTO participaram do evento, além dos pelotões das Forças de Segurança convidadas, como a Polícia Militar (PMTO), Polícia Civil (PC-TO), Exército Brasileiro, Marinha e Guarda Metropolitana de Palmas (GMP). Os participantes fizeram o percurso de 4km, seguindo pela Avenida JK, Alameda Jardim, LO-05, NS-01 e Avenida JK, chegando ao Quartel do Comando Geral.
“A Corrida da Tocha é para nós ‘a tocha das Olimpíadas’, pois é o início de todas as solenidades que nós faremos durante a Semana do Bombeiro, até o dia 1º de julho, sendo que no dia 2 de julho, Dia Nacional do Bombeiro, teremos o dia de descanso para a tropa. A ideia, principalmente, é para a gente continuar atendendo a sociedade, mas pensar na gente também. Iniciamos com a corrida interna, convidando as forças de segurança e os civis que quiserem participar. Depois teremos uma campanha de doação de sangue nas nossas unidades operacionais e administrativas. Teremos o Arraiá do Fogo, momento em que a gente chama a sociedade para mostrar nosso quartel, e possibilitar esse contato entre bombeiro militar, família e sociedade”, enumerou o comandante-geral do CBMTO, Coronel Ornelas.
O comandante destaca que a festiva Semana do Bombeiro é um momento único de interação entre a instituição e a comunidade. “As pessoas falam ao telefone com o bombeiro, os vê no atendimento, mas não sabe como é a casa do bombeiro. Então a gente tem esse momento para trazer as pessoas para nossa casa”, ponderou o coronel Ornelas.
Corrida do Fogo
Ainda há uma vasta programação por ser realizada, sendo que nos dias 24 e 25, ocorrerão doações voluntárias de sangue, e os bombeiros militares podem ir às Unidades Operacionais e Administrativas do CBMTO. Outro grande momento é a realização da Corrida do Fogo, a mais tradicional prova de rua de Palmas, que chega à sua 17ª edição com inscrições totalmente preenchidas. A edição será realizada no domingo, 30 de junho de 2024, com largada às 6h30, e saída do Quartel do Comando Geral.
A corrida dos pequenos, a “Corridinha do Fogo”, acontece um dia antes, no sábado, dia 29 de junho, às 17 horas, com percursos que variam de 300m a 1.500m, de acordo com a faixa etária, que vai de 5 a 15 anos. Para os adultos, os percursos da corrida serão de 5 km e 10 km; este ano, também haverá caminhada de 3 Km.
Confira a Programação Completa da Semana do Bombeiro Militar
Primeiro Arraiá do Fogo que ocorre no dia 28, às 18h30, no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros;
Corridinha do Fogo (para crianças) no sábado, 29, às 17 horas no QCG;
No domingo, 30, às 6h30, será realizada a tradicional Corrida do Fogo, no QCG;
Na segunda, 1° de julho, às 11 horas, será a Recepção à Comitiva de Oficiais dos Corpos de Bombeiros militares do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo, que visitará o Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos.
Ainda no dia 1° de julho, às 18 horas, está marcada a solenidade alusiva ao Dia do Bombeiro, no QCG, com a promoção de Aspirantes; a formatura de duas turmas do Projeto Educacional Bombeiros Mirins; condecorações aos militares veteranos; entrega de Título Honorífico Amigo do Bombeiro a autoridades civis que contribuíram com o cumprimento da Missão de Vidas Alheias e Riquezas Salvar; e a entrega de medalhas de mérito a militares.