Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Centro Especializado em Reabilitação promove atividades interativas a pacientes

Foto: André Araújo

“Esse foi um ano incrível para a Lavínia. Comentei sobre isso hoje com as terapeutas. Pois, quando eu soube que ia ter esse passeio, fiquei um pouco apreensiva, porque ela nunca passeou no shopping sem mim, mas na hora que eu vi ela interagindo, brincando e comendo, fiquei muito feliz, muito empolgada! Esse dia foi realmente incrível para eles”. A declaração é da fisioterapeuta, Mariana Ferreira, mãe da pequena Lavínia Ferreira, de 7 anos.

 

Crianças com transtorno do espectro autista (TEA), atendidas pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Palmas, participaram de um passeio emocionante em um shopping da Capital na tarde da segunda-feira, 04. Orientados pelas profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), os pequenos foram estimulados a explorar as lojas, interagir com as pessoas, compartilhar sorrisos com os amigos e desfrutar de uma deliciosa pizza, tudo isso sem a presença dos pais. Essa iniciativa do Governo do Tocantins proporcionou aos pais a oportunidade de testemunhar o progresso notável de seus filhos após o acompanhamento dedicado.

 

“Estou muito feliz, porque isso que aconteceu hoje é uma coisa que não era possível, né?! O meu filho não falava e agora ele está progredindo bastante! É uma alegria enorme tudo isso! Ainda mais, porque agora poderei inserir o passeio no shopping como uma das nossas atividades em família”, afirmou a gestora de recursos humanos e mãe do Enzo Miguel de Souza, Erica Regina Lira.

 

A evolução também é vista pelas profissionais que semanalmente acompanham os pequenos pacientes. “Estamos trabalhando há seis meses nessas habilidades em conjunto com esse grupo de crianças. E vê-los hoje comprando pizza, andando e conseguindo se socializar de forma tranquila em meio a tanto barulho no shopping, é maravilhoso! A gente fica feliz demais, porque o que queremos é que essas crianças estejam inseridas em sociedade, se desenvolvendo e vencendo pequenos desafios”, disse a nutricionista do CER, Izabela Campos.

 

“Essa atividade que realizamos aqui foi pensada na forma como eles podem desenvolver as relações pessoais no dia a dia na sociedade. De modo que eles sintam mais segurança e os pais também, porque talvez essa seja a primeira vez que eles tenham saído sozinhos e os pais também, né?! E foi ótimo, porque os pais também puderam aproveitar para passear e se divertirem nesse processo de segurança em conjunto”, explicou a neuropsicopedagoga do CER, Wruelha Macedo.

 

SCERs no Tocantins

 

No Estado, existem dois Serviços Especializados em Reabilitação (SERs), em Porto Nacional e Araguaína; e dois Centros Especializados em Reabilitação (CERs), em Palmas e Colinas do Tocantins.

 

Os SCERs visam reabilitar pessoas com deficiência física e intelectual e dispõem de equipe multiprofissional composta por enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico ortopedista, médico neurologista, assistente social, terapeuta ocupacional, nutricionista e psicólogo, oferecendo consultas, avaliação, diagnóstico, terapias, indicação de órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção, que são adquiridos pelo Governo do Tocantins.

Por Karoliny Santiago

___________________________

Compartilhe

Sobre o autor

Você pode se interessar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *