A Oficina de Luthieria Convencional, idealizada pelo luthier e artista visual Pedro Bartolomeu, conhecido popularmente como Peu, terá início nesta segunda-feira, 26 de agosto. Inicialmente prevista para acontecer no Espaço Cultural de Palmas, a oficina será realizada no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), localizado na quadra 804 Sul, em Palmas. As aulas acontecerão das 14h às 16h.
O projeto, financiado pela Lei Complementar nº 195/2022, no Edital Artes Tocantins da Lei Paulo Gustavo, integra a categoria de linguagens artísticas – Música, módulo III. A oficina se estenderá por dois meses, até 14 de outubro, com o objetivo de confeccionar um violão, um instrumento de cordas. Durante a cerimônia de encerramento, a equipe entregará os certificados, contará com a presença de um músico e doará o violão produzido para a unidade do CAPS.
Além de oferecer uma oficina cultural, o projeto prevê medidas de acessibilidade, como a contratação de um tradutor de Libras para a cerimônia de encerramento. O local conta também com adaptações como rampas, corrimões e banheiros acessíveis.
A Oficina de Luthieria Convencional é uma iniciativa que alia cultura e inclusão social. A oficina pode ser o ponto de partida para a formação de futuros luthiers no Tocantins, e o instrumento confeccionado será doado ao CAPS, sem fins comerciais.
Pedro Bartolomeu, natural de Pedro Afonso (TO) e residente em Palmas, é um artista com vasta experiência em artes cênicas, plásticas e luthieria. Aos 66 anos, ele traz sua expertise para este projeto que promete impactar positivamente a comunidade.
As inscrições são gratuitas, e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail pretextooficina@gmail.com ou pelo WhatsApp (63) 9 9230-3182.