Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câncer de estômago está entre os principais diagnósticos no Tocantins, revela SES que alerta a população

Motoristas pararam para receber as orientações. Crédito foto: Gláucia Mendes/GovTO

Neste 08 de abril, data que a Organização Mundial de Saúde (OMS) celebra o Dia Mundial de Combate ao Câncer para alertar a população sobre a doença, considerada a segunda causa de morte no Brasil e atinge cerca de 704 mil pessoas por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Para o Tocantins, o INCA prevê uma média anual (2023 a 2025) de 1.200 casos.

 

Os números dos principais diagnósticos previstos para o Estado até 2025 é 320 de câncer de mama feminina; 510 de próstata; 150 de cólon e reto; 150 de traqueia, brônquio e pulmão; 100 de estômago.

 

Atualmente  no Tocantins, 1500 pessoas recebem o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas Unidades de Assistência de Alta complexidade em Oncologia, no Hospital Geral de Palmas (HGP) e no Hospital Regional de Araguaína (HRA), tratamento contra câncer, por meio das Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACONS) e em empresa terceirizada, na Capital.

 

Os serviços são responsáveis por prestar atendimentos especializados nas áreas de Oncologia Clínica, Oncologia Pediátrica, Onco-Hematologia, Oncologia Cirúrgica, Ginecologia, Mastologia, Urologia, Dermatologia, Cardiologia, Clínica da Dor e Cuidados Paliativos.

 

Possíveis causas

Segundo o médico oncologista Lucas Guglielmi, “o consumo de tabaco, álcool, uma dieta pouco saudável e a inatividade física são os principais fatores de risco para o câncer. O envelhecimento é outro fator, pois a incidência do câncer aumenta drasticamente com a idade, devido a uma acumulação de riscos para cânceres específicos. Além dos cuidados que citei acima, em caso de diagnóstico a detecção precoce e o tratamento adequado aumentam consideravelmente a chance de cura”.

 

Blitz

A UNACON/HRA realizou na segunda-feira, 08, em frente à unidade, uma blitz educativa, com distribuição de panfletos contendo explicação sobre os diversos tipos da doença.

Durante a panfletagem a população recebeu o alerta sobre a importância da prevenção, reforçou a supervisora da UNACON, Liomarcia Saraiva. “Hoje, 8 de abril, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer e a blitz foi no sentido de chamar a população para se olhar, prestar atenção no seu corpo, ver os sinais e sintomas. Realizar atividades como uma caminhada, os cuidados gerais para a prevenção”.

 

Prevenção

Entre os hábitos que podem colaborar na prevenção do câncer estão:

– Não fumar; Adotar uma alimentação saudável; Manter o peso corporal adequado; Praticar atividades físicas; Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas; Evitar o consumo de carne processada e Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h.

 

Com informações da SES/TO

___________________________

Compartilhe

Sobre o autor

Você pode se interessar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *