O Museu Nacional dos Povos Indígenas destinou mais de 60 livros para o Tocantins nesta sexta-feira, 26. Os exemplares foram encaminhados após solicitação da Secretaria de Povos Originários e Tradicionais (Sepot) há quinze dias com o objetivo de distribuir aos povos indígenas e às escolas públicas indígenas base do Estado do Tocantins.
Para a secretária da Sepot, Narubia Werreria, os exemplares se fazem necessários no sentido de aprofundar o debate em torno da busca da educação para todos. Representando espaço de interlocução, informação e formação para o público interessado, ela acredita que o material reafirma o ideal de incluir socialmente os indígenas. Além disso, a compreensão e o respeito pelo diferente e pela diversidade.
“Estamos muito felizes por ter nosso pedido atendido pelo Museu Nacional dos Povos Indígenas, por meio da diretora Fernanda Kaingáng, que nos recebeu pessoalmente. A Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais agradece. Os exemplares farão parte das bibliografias das escolas indígenas base do Tocantins”, afirmou a gestora.
Dentre as obras, a maioria científica, estão exemplares sobre diversas áreas de conhecimento dos povos indígenas do Brasil, tais como: desenho, fotografia, arquitetura, meio ambiente, vida cotidiana, rituais, cânticos, hidrografia, antropologia, acervo histórico e muitos outros.