Iniciou na tarde desta terça-feira, 16, as reuniões de nivelamentos das ações do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), executado pelo Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). As reuniões seguem até o dia 18 durante a realização da 23ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023).
Durante os três dias, a equipe do SIE debaterá as ações voltadas para a inspeção animal que é responsável atualmente por 40 agroindústrias no Tocantins. Na pauta de discussões consta a padronização e aperfeiçoamento no trabalho de fiscalização, legislações, combate à produção clandestina de produtos de origem animal, adesão de agroindústrias ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).
Para o presidente da Adapec, Paulo Lima, O SIE tem sua importância para a economia do Estado, ressaltando que essas agroindústrias registradas junto à Adapec, são responsáveis por movimentar anualmente cerca de R$ 1,2 bilhões por ano. “O Governo do Estado acredita no setor e no serviço de inspeção que a Adapec executa junto a estas empresas, pois somos respeitados pelos produtores rurais, empresários e pela população. Para continuarmos atendendo bem é necessário alinharmos as nossas ações,” disse o presidente Paulo Lima.
Empresa com registro no SIE
O gerente de Inspeção Animal da Adapec, Antônio José de Caminha anunciou que a agroindústria Sabor e Saúde com sede em Palmas, e que recebeu recentemente o registro do SIE, iniciou nesta terça-feira, 16, suas atividades de produção de beneficiamento de produtos cárneos. A empresa possui capacidade de produção de 4 mil quilos de produtos por dia.