Com a intenção de fortalecer os laços entre a comunidade acadêmica e a Política de Atendimento da Criança e do Adolescente, a Seciju organizou um debate sobre “A Proteção Integral no Cumprimento da Medida Socioeducativa de Internação no Estado do Tocantins”. O evento contou com a participação de quatro adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) e ocorreu na Universidade Federal do Tocantins na última sexta-feira, 10.
O agente de Segurança Socioeducativo e egresso do curso de Direito da UFT, Gabriel Costa Neto, falou sobre os frutos positivos desse contato entre acadêmicos com o Sistema Socioeducativo. “Eu iniciei o debate apresentando minha pesquisa e a mesma foi publicada em forma de artigo pela Revista Vertentes do Direito da UFT, em julho deste ano”.
ㅤ
A professora de Direito da UFT, Alyne Magallhães, disse que “a ideia foi romper os muros da internação, porque a ressocialização, a própria Constituição Federal, traz que ela é um dever não só do Estado, mas também da sociedade. Então, quando a gente traz o Case para dentro da universidade, rompemos essa barreira. Foi a primeira vez que foi realizado um debate assim, em outra instituição e também foi feita a feirinha, no final, com as hortaliças produzidas pelos internos, e também artesanatos”, sintetizou.
ㅤ
“Foi muito bom participar de um evento como esse, conhecer pessoas, fazer parte do debate, novas experiências e só tenho a agradecer pela oportunidade”, disse P.S., um dos adolescentes que participou da experiência no campus.
Por Marcos Miranda