Alusivo ao dia 18 de maio em que celebra no Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria de Assistência Social e Habitação de Porto Nacional realizou hoje, 16, o seminário abordando a temática. O evento aconteceu no Centro de Convenções Vicente de Paula – Comandante Vicentão.
A secretária de Assistência Social e Habitação Keila Viana salientou a importância da data. “A exploração sexual de crianças e adolescentes é uma realidade alarmante no mundo, sendo uma violação flagrante dos direitos humanos mais fundamentais. Estima-se que milhões de meninos e meninas são vítimas desse abuso todos os anos, sofrendo danos físicos, emocionais e psicológicos”, afirmou Keila.
Data
No Brasil, o dia de 18 de maio foi instituído pela Lei nº 9.970 de maio do ano 2000 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, rememorando o caso da Araceli Cabrera Sanches, menina de 08 anos que foi brutalmente estuprada e assassinada por jovens da sua cidade, Vitória (ES), em 18 de maio de 1973.