Os portões dos locais de votação das Eleições Municipais 2024 abriram às 8h da manhã deste domingo, 6. A movimentação das eleitoras e eleitores iniciou ainda cedo para garantir que o exercício da cidadania seja cumprido ainda no primeiro horário. A votação segue até as 17h, pelo horário de Brasília.
Com 1,1 milhão de eleitores e 910 locais de votação, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE -TO) preparou locais acessíveis e uma estrutura completa para garantir um pleito seguro, transparente e inclusivo. São, ao todo, 26,7 mil pessoas envolvidas no trabalho, entre magistrados, servidores, colaboradores e voluntários. Todos imbuídos do propósito de garantir condições para que a democracia e a cidadania sejam fortalecidas no território tocantinense.
Expectativa para o início da votação
O aposentado Valdemiro Pereira de Carvalho, 68 anos, morador da quadra Arse 102, foi o primeiro da fila na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas. Ele conta que chegou no seu local de votação às 6h15 da manhã. Segundo o eleitor, desde jovem faz questão de votar por acreditar que é possível fazer a diferença quando escolhe seus representantes.
“Acho importante votar, é uma forma de manter nossa cidadania e contribuir para a democracia. Poucas vezes na minha vida não consegui votar porque trabalhava viajando, mas nunca perdi a oportunidade de exercer meu papel como cidadão”, afirmou Carvalho.
Primeiro voto
O estudante Pedro Henrique Nogueira, 17 anos, contou que estava ansioso para votar pela primeira vez. “Acredito que é uma responsabilidade de todos cidadãos escolher quem vai governar seu município. Se o jovem pode votar desde os 16 anos, mesmo não sendo obrigatório, é importante votar, esta é a base Sempre quis votar, então vim logo cedo”, destacou Pedro Henrique.