Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tocantins intensifica prevenção à influenza aviária com mapeamento na Ilha do Bananal

A geolocalização das aves migratórias, visando a prevenção à Influenza Aviária. Foto Welciton de Assunção

O Governo do Tocantins está realizando um mapeamento de aves migratórias na Ilha do Bananal para prevenir a Influenza Aviária. A ação, que ocorre entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, é coordenada pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) com o apoio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). A Ilha do Bananal é considerada e catalogada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) como um importante ponto de descanso para aves migratórias,. Em maio deste ano, uma ação semelhante foi realizada no Parque do Cantão.

 

O Tocantins é livre de Influenza Aviária, uma doença altamente contagiosa que afeta as aves e pode ser transmitida aos seres humanos. Desde o primeiro registro da doença no Brasil, com 166 focos confirmados, o Estado intensificou medidas preventivas. O gerente de sanidade animal da Adapec, Sérgio Liocádio, explicou que a região é um local propício para o pouso das aves migratórias, que utilizam esses pontos para se alimentar ou reproduzir. “Já avistamos algumas dessas aves na Ilha do Bananal”, afirmou.

 

A responsável técnica pelo Programa Estadual de Sanidade Avícola (PESA), Mariana Teles, destacou que a equipe está realizando vigilância ativa, geolocalização e cadastramento dos corpos d’água que abrigam essas aves. Caso ocorram aves com sintomas, serão feitas coletas para verificar a suspeita da doença. O trabalho também inclui orientação às comunidades locais e inspeção de aves de subsistência.

 

Além da Ilha do Bananal e do Parque do Cantão, o Tocantins é cortado pela rota de aves migratórias conhecida como Brasil Central, que segue ao longo dos rios Araguaia e Tocantins. O mapeamento integra um convênio firmado com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e conta com a participação da Superintendência Federal da Agricultura no Tocantins (SFA/TO).

 

A Adapec adotou várias medidas preventivas para garantir a sanidade do plantel avícola e a saúde pública, como treinamentos, reuniões técnicas e vigilâncias em áreas de risco. O Estado também segue em emergência zoossanitária, conforme decreto do Mapa, reforçando o compromisso com o objetivo de colaborar com a segurança da sanidade do plantel avícola e da saúde pública.

___________________________

Compartilhe

Sobre o autor

Você pode se interessar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *