O Governo do Tocantins sancionou uma nova lei que garante sessões de cinema adaptadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira, 25, e visa criar um ambiente mais acolhedor e inclusivo para esse público.
De acordo com a nova legislação, as operadoras de salas de cinema no Tocantins deverão oferecer, pelo menos uma vez por mês, sessões com luzes levemente acesas e volume de som reduzido, atendendo às necessidades de quem possui hipersensibilidade sensorial. Nessas exibições, será permitido que espectadores e seus familiares entrem e saiam da sala a qualquer momento, sem restrições. Para facilitar a identificação, essas sessões especiais serão sinalizadas com o símbolo mundial do Espectro Autista.
Além das adaptações no ambiente, a lei também incentiva que os cinemas ofereçam treinamento aos seus funcionários, buscando auxílio de entidades especializadas no atendimento a pessoas com TEA. As empresas terão um prazo de 180 dias para se adequarem às novas exigências.