Na próxima quinta-feira, 12, às 10h30, será realizada a audiência pública para escolher as entidades que integrarão o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão no biênio 2024/2026. O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) divulgou, nesta segunda-feira, 9, a lista final das 15 instituições habilitadas, sendo sete do setor público e oito da sociedade civil. A sessão acontecerá no auditório do Naturatins, em Mateiros.
Entre as 15 entidades habilitadas, sete são do setor público e oito da sociedade civil. Entre as públicas estão a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria de Turismo (Setur), prefeituras de Ponte Alta, Mateiros e São Félix, Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba e o Conselho Regional de Biologia (CRBio-04). Já as entidades da sociedade civil incluem associações de artesãos, produtores, comunidades quilombolas, o Sebrae e a Jalapão Expedições LTDA.
A audiência será presidida pelo gestor da Unidade de Conservação. A gerente das Unidades de Conservação, Perla Oliveira, destacou que a eleição dos membros é fundamental para garantir que as decisões reflitam as necessidades de todos os envolvidos, promovendo a gestão compartilhada e transparente. Segundo a presidente do Conselho da APA, Rejane Nunes, os conselhos integram as áreas protegidas com a comunidade e promovem o desenvolvimento sustentável.
A eleição visa fortalecer a participação ativa da comunidade e das instituições na gestão da APA, assegurando que as ações estejam alinhadas aos objetivos de conservação e desenvolvimento da região.