A Secretaria da Cultura (Secult), abriu as inscrições para o Edital Arquivos e Acervos 2024. O edital, que conta com recursos do Fundo Estadual de Cultura (FEC), destina R$ 880 mil para 11 projetos. Os interessados podem se inscrever até o dia 4 de outubro, por meio de formulário online.
Os 11 projetos selecionados integrarão a Rede Estadual de Arquivos, com foco na instalação, manutenção, restauração ou preservação de acervos históricos, artísticos e culturais. Podem participar do edital pessoas físicas, maiores de 18 anos, que residam no estado há pelo menos dois anos, e pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, também sediadas no Tocantins há pelo menos dois anos.
O edital contempla projetos de diferentes regiões do estado. São duas vagas para a capital Palmas e três para cada uma das regiões Norte, Central e Sul. Caso alguma vaga não seja preenchida, ela será transferida para o suplente com a maior pontuação entre as outras regiões.
O governo destinará R$ 80 mil a cada projeto, que usará os recursos para contratar serviços especializados, pagar a equipe de trabalho, adquirir acervos, materiais de consumo, ferramentas, mobiliário e itens permanentes. O recurso também poderá cobrir despesas com viagens, qualificação profissional, assessoria jurídica, contábil e de comunicação, conforme estipulado no orçamento previsto no edital.