Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Naturatins intensifica combate ao fogo com Brigada Gavião Fumaça

Brigada Gavião Fumaça atua na linha de frente do combate a incêndios florestais nas Unidades de Conservação do Estado - Foto: Walker Ribeiro/GovTO

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), intensifica as ações de combate aos incêndios florestais no período da estiagem. A Brigada Gavião Fumaça é uma das suas principais forças no combate ao fogo no Estado. Composta por 90 brigadistas, a equipe atua na preservação da biodiversidade e proteção das nove UCs em operação, além de prestar apoio às brigadas municipais quando necessário.

 

Conforme o Naturatins, A Brigada Gavião Fumaça intensifica suas operações, combinando tecnologia avançada e estratégias colaborativas. Com o objetivo de preservar os recursos naturais das UCs e minimizar os danos causados pelos incêndios.

 

Fogo e tecnologia

Diversas tecnologias reforçam o combate ao fogo. O monitoramento por satélite, por meio dos sistemas Nasa Firms, Panorama Sipam e DPQ Queimadas, do Inpe, permite identificar focos de calor em tempo real. Essas plataformas fornecem dados precisos sobre a localização e intensidade dos incêndios, facilitando a mobilização rápida das equipes. O CENSIPAM também utiliza a plataforma Painel do Fogo no processo.

 

Brigadistas usam drones equipados com câmeras de alta definição em áreas de difícil acesso para identificar focos de incêndio em estágio inicial. Isso aumenta a eficácia do combate e preserva as UCs. Além da tecnologia aérea, as rondas terrestres feitas pelos brigadistas ajudam na detecção de focos e atividades ilegais.

 

O envolvimento da comunidade é outro aspecto essencial. O Naturatins incentiva moradores próximos às UCs a reportarem focos de incêndio ou atividades suspeitas. Aplicativos e plataformas de comunicação facilitam essa interação, permitindo à população colaborar com a prevenção e controle de incêndios em tempo real.

 

As condições meteorológicas também são monitoradas constantemente, como ventos e níveis de umidade. Isso ajuda no planejamento e antecipação das ações, evitando que o fogo se espalhe. Como medida preventiva, o Naturatins suspendeu a emissão de Autorizações Ambientais de Queima Controlada entre 20 de julho e 30 de outubro, por meio da Portaria n° 125/2024.

___________________________

Compartilhe

Sobre o autor

Você pode se interessar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *