O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) atendeu a um chamado na tarde desta quarta-feira, 28, para combater um incêndio de grandes proporções na região de Buritirana, distrito de Palmas. Diante da gravidade da situação, o CBMTO deslocou imediatamente duas equipes para o local, acompanhadas por duas equipes da Defesa Civil Municipal, com o objetivo de evitar maiores danos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o foco principal do incêndio, localizado próximo ao distrito de Buritirana, já foi controlado. O comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, destacou a importância de uma resposta rápida diante das condições adversas. “Nesta época do ano, lidamos com um número elevado de incêndios em nosso estado. Por isso, realizamos campanhas educativas e de conscientização para reduzir as ocorrências. Hoje, em Buritirana, enfrentamos uma operação complexa devido à extensão da área atingida e às condições desfavoráveis, mas conseguimos controlar as chamas e evitar maiores danos”, afirmou o coronel.
As equipes continuam no local, combatendo outros focos de incêndio perto de um assentamento na região. Durante a operação, dois moradores tentaram combater o fogo por conta própria, sem os equipamentos adequados, mas se feriram no processo. As equipes os encaminharam ao Hospital Geral de Palmas (HGP), onde estão recebendo os devidos cuidados.
O CBMTO reforça a importância da colaboração da comunidade na prevenção de incêndios, especialmente durante o período seco, e alerta para os riscos de tentar combater incêndios sem o treinamento e equipamentos necessários. A prioridade, segundo o Corpo de Bombeiros, é garantir a segurança de todos.
Apoio e Contratação de Brigadistas
Para intensificar o combate aos incêndios florestais, o Governo do Tocantins, através da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), destinou, em junho deste ano, um aporte de R$ 1.081.000,00 para a contratação de 80 brigadistas que atuam em todo o Estado, em conjunto com o CBMTO. No ano passado, o governo realizou um repasse de R$ 1.510.000,00 para contratar e aparelhar brigadistas civis temporários, por meio do Termo de Execução Descentralizada (TED).
Nota Oficial
Em nota, o CBMTO informou que o envio das equipes para Buritirana ocorreu o mais rápido possível, por volta das 15h25, após as equipes em Palmas terem enfrentado outras frentes de combate no perímetro urbano e na Serra do Lajeado. O Corpo de Bombeiros destacou que os fortes ventos na região dificultaram o combate às chamas, mas a situação já está sob controle. A corporação também reiterou a importância de manter a calma e não se arriscar em tentativas de combate ao fogo sem a devida preparação.
A prioridade, conforme o CBMTO, é manter o controle da situação e garantir a segurança de todos.
Confira na íntegra a nota do CBMTO
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que foram acolhidos, na tarde da quarta-feira, 28 de agosto, no pronto-socorro do Hospital Geral de Palmas (HGP), os pacientes Edmar Barreira Bezerra e Elialdo Rodrigues, vítimas de queimaduras, os quais seguem sob os cuidados das equipes multiprofissionais da unidade.
A SES-TO esclarece que com base no artigo 1° da resolução n° 1.638/2002, do Conselho Federal de Medicina (CFM), não é autorizada a repassar informações contidas nos prontuários de pacientes, sem a autorização do mesmo, ou familiar responsável.