O Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos realiza o Seminário Educação em Direitos Humanos nesta quinta-feira, 29. O evento será híbrido, com atividades presenciais no auditório da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em Palmas, e on-line para os participantes que optarem por essa modalidade. A abertura oficial está marcada para às 8h30.
As inscrições podem ser feitas no site da Unitins, tanto para a participação presencial quanto para a on-line. Os interessados em acompanhar o evento virtualmente poderão acessar a transmissão pelo link disponibilizado.
O Comitê organiza o seminário com o objetivo de fortalecer o Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos e alinhar-se às diretrizes nacionais, promovendo a construção de uma cultura de paz e respeito através de atividades didáticas na educação básica. O público-alvo inclui gestores escolares, professores, estudantes, servidores públicos, lideranças de movimentos sociais, sindicais e comunitárias, além de representantes dos conselhos de controle social e profissional.
Temáticas
O primeiro tema abordado será “Educação para a cultura dos Direitos Humanos e da Paz”, com coordenação do professor João Luiz Moura de Sá, que é coordenador-geral da Assessoria Especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. João Luiz possui formação em Ciências da Religião, Direito e Educação, e participa de vários grupos de pesquisa, como “Estado e Direito no pensamento social brasileiro”, coordenado pelo professor Silvio Almeida.
A segunda palestra do dia, “As violências no âmbito doméstico e suas interseccionalidades”, será conduzida por Graziela Tavares de Souza Reis, professora de Direito na Universidade Federal do Tocantins.
No período da tarde, o Comitê promove uma mesa-redonda sobre “Violência doméstica e a realidade do Tocantins”, contando com representantes de entidades ligadas à proteção de crianças, adolescentes, idosos, além de questões de diversidade sexual, gênero e raça.
Este seminário faz parte das ações do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos, reforçando o compromisso do Comitê com a educação em direitos humanos no Tocantins.