O Governo do Tocantins recebeu na manhã desta quarta-feira, 21, o embaixador austríaco Stefan Scholz e apresentou desafios e potenciais do Estado. Na ocasião estavam presentes os secretários Tião Pinheiro (Secult), Hercy Filho (Setur), e o secretário-executivo Éder Martins Fernandes (Seduc). Eles destacaram o alinhamento entre os setores como fundamentais para o desenvolvimento da sociedade.
Cultura
O secretário de Cultura, Tião Pinheiro enfatizou o momento de fortalecimento do setor cultural no Tocantins, impulsionado pela recriação do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria da Cultura (Secult). Ele apresentou dados sobre a aplicação da Lei Paulo Gustavo (LPG). O que leva o Tocantins entre as quatro unidades federativas do Brasil que mais executaram os recursos, com uma taxa de execução de 99,75%.
O getor da pasta ainda evidenciou o artesanato local, que tem conquistado mercados internacionais, como Japão, China e Estados Unidos. Também ressaltou a presença significativa do Tocantins na música, com artistas como Genésio Tocantins, Juraildes da Cruz e as duplas Anavitória, Henrique e Juliano, e Maiara e Maraísa ganhando projeção nacional.
Intercâmbio
O embaixador Stefan Scholz reconheceu as semelhanças culturais entre o Brasil e a Áustria e propôs diversas iniciativas de intercâmbio cultural. Ele sugeriu a realização de master classes com músicos austríacos no Tocantins e a exibição de filmes austríacos com legendas em português em um festival internacional de cinema. Scholz também mencionou a possibilidade de trazer ao estado exposições itinerantes sobre importantes arquitetos, como Otto Wagner e Clemens Holzmeister.
Turísmo e educação
O secretário Hercy Filho, por sua vez, destacou os potenciais turísticos do Tocantins, mencionando as riquezas naturais, como cachoeiras, praias e fervedouros, que tornam o estado um destino promissor. Complementando a pauta, o secretário-executivo Éder Martins Fernandes apresentou o Programa Fortalecimento da Educação (Profe), que representa os investimentos do governo estadual na área educacional.
Por fim, Éder Martins reforçou o otimismo com o futuro do estado, afirmando: “O Tocantins é um estado muito promissor, com muitas potencialidades que podem ser exploradas, e com um povo muito receptivo.”